02 AGO 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Inquérito Canino é instaurado em Ladário
 No dia 02 de agosto a Vigilância Sanitária por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início a ação de “Inquérito Canino”, na Codrasa, localizada na Zona Rural de Ladário. A Vigilância Sanitária, juntamente com o Canil, foi acionada após o registro de óbito ocorrido por conta da contaminação de leishmaniose. Foram realizados testes de leishmaniose nos animais do quarteirão, nos quais foi possível detectar a existência de dois animais infectados com leishmaniose, que posteriormente foram retirados do local pela carrocinha. Dando continuidade ao cronograma, será efetuada a ação de Borrifação Química, que é acionada após o inquérito canino, visando garantir a limpeza do local.

O que é o Inquerido Canino?
 Após acionado, a equipe  do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) e do Canil fazem teste de leishmaniose nos animais do quarteirão, parar localizar os infectados, assim que localizado, os animais são retirados da área pela carrocinha para não contaminar os demais, e em seguida é acionada a ação de borrifação química, para dedetizar o local e eliminar os focos de mosquitos da leishmaniose.
Fonte: Vigilância Sanitária