08 JUN 2015
Em Ladário, fiéis se preparam para festejos de Santo Antônio

Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio atrai milhares de devotos, seu dia é comemorado em 13 de junho, e em Ladário sua festa abre os festejos juninos da cidade há mais de 30 anos.

"Como forma de incentivar, difundir e valorizar a cultura ladarense, a Fundação de Cultura apoia o evento que já é tradicional e que garante acesso aos bens culturais da população, mantendo dessa forma, os direitos culturais e seus simbolismos vivos e assegurados", falou a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Ladário Wanessa Rodrigues.

Um dos focos da tradicional Festa de Santo Antônio é fazer com que o evento integre o calendário de eventos do município de Ladário. Apesar de ser comemorado dia 13 de junho, as atividades acontecem desde o início do mês com missas e apresentações. Queremos dar mais visibilidade a nossa festa, que deverá ganhar mais admiradores. Ladário também festeja Santo Antônio, falou Sebastião Machado que está há mais de 15 anos na coordenação da festa.

Ainda conforme ele, entre as atividades, um dos momentos mais esperados da festa é a tradicional Missa dos Pães que acontecerá no dia 13 de junho, na comunidade de Santo Antônio. Além disso, todos os devotos poderão participar da procissão luminosa e acompanhar um show pirotécnico e apresentações culturais. No dia dedicado ao santo casamenteiro, todas as atividades começam a partir das 18h00.

Porém um dos momentos mais que especiais e que marca o festejo, será o bolo de quase dois metros de cumprimento, nele será colocado imagens do nosso protetor, falou Machado. Diz a lenda quem pegar o pedaço com a imagem do santo, será o próximo a se casar. Do ano passado pra cá, dois já se casaram, finalizou o organizador.