05 FEV 2024
SAÚDE
Município e Estado realizam fumacê contra o Aedes Aegypti nos bairros de Ladário
No reforço das ações em combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura em parceria com o a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Núcleo de Controle de Zoonoses, começa hoje, 05 de fevereiro, um fumacê nas ruas dos bairros de Ladário.

A ação está marcada para começar às 17h e deve seguir até às 21h, e percorrerá as ruas dos bairros do município. O serviço consiste na pulverização de um inseticida biológico contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

Tal iniciativa e uma das ações do plano de contingência de combate a arboviroses do município, pois de acordo com o ultimo Boletim Epidemiológico de Dengue (SE) 04, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde/SES, Ladário é um dos nove municípios de Mato Grosso do Sul em “estado de alerta” para Dengue.

Conforme a secretária Josiane Braga, a ação é fruto de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado: “A SES tem feito diversas ações e oferecendo apoio aos 79 municípios para aperfeiçoar o combate ao mosquito. Dessa forma, quando nos foi oferecido essa possibilidade, nos prontificamos em receber e desenvolver o plano de ação. Essa parceria é estratégica e de extrema importância haja vista que coloca a disposição do município mais um equipamento para auxiliar nas ações de combate. Outra medida prevista no nosso plano de ação é a atuação do Comitê de Acompanhamento Especial para Enfrentamento as Arboviroses e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do município, que tem como uma das atribuições, desenvolver e propor medidas de enfrentamento. Hoje, o nosso principal foco é o mosquito transmissor e ele vive nas próprias residências”.

Combate ao mosquito

Além do fumacê, agentes do Núcleo de Controle de Zoonoses fazem visitas às residências em busca de criadouros do Aedes aegypti e para dar orientações à população sobre como evitar focos do mosquito. Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados.

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

Evite o mosquito:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico.

Fonte: Secretaria Municipal Saúde