19 DEZ 2023
SAÚDE
Pagamento do 14º salário dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias deverá ser realizado nos próximos dias
A Prefeitura de Ladário deve realizar nos próximos dias o repasse do incentivo financeiro extra, chamado popularmente de décimo quarto salário, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do Município.

Ladário conta com atualmente 45 Agentes Comunitários de Saúde, sendo 41 servidores efetivos e 04 contratados através de processo seletivo, e 16 Agentes de Combate a Endemias. Porém, os recursos advindos do Governo Federal não contemplam a todos, conforme salienta a Secretária de Saúde, Josiane Braga: “Os recursos repassados pelo Governo Federal serão complementados pelo Município de Ladário de forma que todos da categoria sejam agraciados com o incentivo extra”.

No total serão repassados R$ 161.040,00 aos servidores, que além de ser um reconhecimento pelo árduo trabalho da categoria no município, representa um recurso a mais para o aquecimento da economia local.

O Prefeito Iranil Soares lembrou que além dos salários em dia, “os agentes recebem o Incentivo Financeiro Estadual repassado dentro do prazo mensal, e também contam com equipamentos de proteção individual, como protetor solar e repelente, disponibilizados pelo executivo”.

Educação permanente: Além de incentivos financeiros repassados, o município de Ladário, proporcionou a formação técnica a todos os ACS e ACE através do Projeto Saúde com Agente, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com o Ministério da Saúde e o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Dessa forma, os agentes do município puderam participar durante 10 meses do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Assim, os concluintes, além de receberem um kit com colete, chapéu com proteção solar, pasta personalizada, aparelho de pressão arterial e oxímetro, passam a ter nível médio e passam a ter nova nomenclatura: Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Agente de Combate a Endemias.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde