28 NOV 2023
Novembro Azul: Dia D realiza mais de 2 mil procedimentos
 A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado, 24 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, o “Dia D – Ladário no Novembro Azul” em prevenção ao câncer de próstata.

A atenção primária à saúde é caracterizada pelo conjunto de ações e planejamentos para atender demandas de prevenção, promoção e proteção da saúde da população, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral e atuar na melhoria da saúde. Nesse contexto, pode-se destacar a prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento, reabilitação, manutenção da saúde e a redução de danos, como foco da atenção primária.

Entretanto, os estudos evidenciaram que os homens comparecem menos aos serviços de saúde quando comparados às mulheres, pois as concepções socioculturais, não educam os homens a buscar um estilo de vida saudável.

Pensando em atender e quebrar paradigmas, as Estratégias de Saúde da Família do município de Ladário, vem desenvolvendo, durante o ano todo, e com mais ênfase no mês de Novembro, ações de sensibilização e busca ativa a esse público.

A Secretária Municipal de Saúde de Ladário, Josiane Braga, ressalta a necessidade de conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. “É preciso chamar atenção dos homens para o auto cuidado. Homem não é super herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que faz com que os homens morram antes das mulheres”, disse.

“Foram mais de dois mil procedimentos realizados nas unidades e nem mesmo a chuva e o tempo instável impediram que os homens visitassem as unidades de saúde em busca de informação e prevenção”, salientou Josiane Braga.

As portas das unidades continuam abertas e as ações continuam sendo desenvolvidas o ano todo, já que a atenção primária é a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde pública, sendo dessa forma, imprescindível a construção desse elo com a sociedade em geral.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024