22 NOV 2023
Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em alusão ao Novembro Azul
A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado durante todo mês de novembro em todas as Unidades de Saúde ações em alusão ao ‘Novembro Azul’, como consultas, exames e rodas de conversas com o tema de prevenção ao câncer de próstata.

As rodas de conversas e palestras ocorrem nas Estratégias de Saúde da Família - ESF’s, com profissionais que pertencem ao quadro de funcionários da rede pública de saúde do município, bem como profissionais convidados a ministrarem palestras.

Além da programação das ações nas unidades, tem acontecido também em empresas privadas como a VM e Granha Ligas, nas quais as equipes tem levado o serviço de saúde para dentro das empresas.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, esta é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos de idade, bem como, com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nessa senda, a Secretaria de Saúde de Ladário tem desenvolvido neste mês ações nas Estratégias de Saúde de Família do município voltadas à importância de prevenção e cuidado com a saúde do homem.

“Para alcançar o maior número de pacientes nas Unidades estamos trabalhando com a metodologia de busca ativa de público alvo, realizando ciclo de informações e focando vários eixos benéficos para a população”, explica Josiane Braga, Secretária Municipal de Saúde.

Eixo 1 – Práticas de cuidados para a saúde do homem;
Eixo 2 – Saúde Sexual e Reprodutiva;
Eixo 3 – Paternidade e Cuidado;
Eixo 4 – Agravos e condições crônicas na população masculina;
Eixo 5 – Prevenção de violência e acidentes;
Eixo 6 – Saúde mental;
Eixo 7 – Saúde do trabalhador.

Está programada para o dia 24 de novembro do corrente ano nas Unidades de Saúde, das 14h às 21h, a realização de um dia especial, como fechamento das ações desenvolvidas e intensificadas durante o mês de novembro. É o “Dia D – Ladário no Novembro Azul”.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024