14 NOV 2023
Saúde entrega óculos aos pacientes pelo projeto "Saúde dos Olhos"
Na tarde de última segunda-feira, 13 de novembro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de 64 óculos aos pacientes da rede de saúde do município pelo projeto "Saúde dos Olhos". O evento aconteceu na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário, e contou com a presença do Prefeito Iranil Soares, a Secretária de Saúde Josiane Braga, o Secretário de Administração do Município, Luciano Jara e a comunidade em geral.

O objetivo do projeto “Saúde dos Olhos”, é de ampliar a qualidade de vida da população e promover a saúde integral com foco nas crianças, adolescentes e idosos. Desde a criação do projeto, além da realização de consultas, triagem e exames oftalmológicos, são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde óculos para quem precisa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais 285 milhões de pessoas em todo o mundo possuem em algum tipo de incapacidade visual. No Brasil, aproximadamente 20% da população apresenta algum grau de deficiência visual e em 3,5% dos casos essa deficiência é severa.

A Secretaria Municipal de Saúde atende a população na forma integral quando se trata da visão. “É na Atenção Primária que se faz o primeiro atendimento à população, através das consultas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde - UBS’s - que identificam a necessidade do atendimento do profissional oftalmologista. A Central de Regulação é a responsável pela autorização das vagas e realização da triagem das receitas com as necessidades dos óculos", explicou a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga.

“A saúde visual é fundamental para que para que se tenha uma vida saudável. Para os idosos o uso adequado se traduz em liberdade e independência; e para nossas crianças é de siginificativa importância, sendo os responsáveis pelo desenvolvimento escolar quando necessário o uso, facilitando o aprendizado", afirmou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024