10 NOV 2023
Mestres Cururueiros são homenageados no Festival América do Sul
Na abertura do FAS 2023, na noite desta quinta-feira, 09 de novembro, houve uma homenagem a 23 mestres Cururueiros do Pantanal, sendo 12 mestres de Mato Grosso do Sul e 11 de Mato Grosso. O mestre ladarense Sebastião Brandão, em nome de todos os cururueiros, recebeu a homenagem das mãos do governador Riedel.

Os Cururueiros do Pantanal são os artesãos/violeiros que dominam a arte secular de fabricar e tocar a viola-de-cocho, instrumento registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os chamados cururueiros, em sua grande maioria, vivem em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em regiões banhadas pelas águas do Rio Paraguai e seus afluentes.  Muito utilizada em gêneros musicais tradicionais na região, como o siriri e o cururu, a viola-de-cocho e sua produção está hoje restrita a um pequeno grupo de anciãos cururueiros que, com dificuldades, procuram manter viva a tradição.

Para o secretário de administração, Luciano Jara, o Festival América do  Sul inicia trazendo vários sentimentos pantaneiros e vivências.

"Estar presente nesse momento com o seu Sebastião Brandão é uma grande emoção, sentir essa força cultural que move nossa região e principalmente o sentinento de cada ladarense por essa terra! Viva nossa Cultura! Viva nossos Cururueiros!"

E neste sábado, 11 de novembro, às 16h30, será inaugurada a Sala da Memória Mestre Sebastião Brandão, que está localizada na Rua Afonso Pena, 2046 - Bairro Almirante Tamandare. A sala está localizada na própria casa do cururueiro.

O objetivo da sala é proporcionar aos visitantes e turistas um espaço de salvaguarda da viola de cocho e memórias afetivas do senhor Sebastião. Na sala existem registros das atividades que foram realizadas pelo cururueiro, documentos que registram a sua atuação, prêmios e homenagens que ele recebeu durante sua trajetória.

A Sala da Memória Mestre Sebastião Brandão, é financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul através da Fundação de Cultura de MS.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024