18 SET 2023
Curso de Ecoturismo e Turismo de Aventura capacita moradores da APA Baía Negra
De 13 a 16 de outubro a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae/MS promoveu o Curso "Treinamento de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura - Competências Mínimas de Condutor". As aulas teóricas e práticas aconteceram na Área de Proteção Ambiental - APA - Baía Negra, e na Base de Estudos da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, ambas localizadas na zona rural de Ladário.

O curso teve por finalidade desenvolver alternativas econômicas na região por meio da disseminação de boas práticas, capacitação, nivelamento e preparação dos participantes para futuras cetificações em ecoturismo e turismo de aventura por selos reconhecidos internacionalmente que garentem a qualidade e padronização do serviço oferecido. Além dos moradores da comunidade local, participaram também integrantes da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros Estadual, bem como turismólogos e pesquisadores.

O treinamento, ministrado pelo instrutor Josemar Contesini, faz parte do projeto Polo Sebrae de Ecoturismo de iniciativa da instiuição que lhe dá o nome e criado com o intuito de implementar as Normas Técnicas da ABNT NBRs e fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil. O programa dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas interessadas e envolvidas no setor do Turismo a implementar ações de forma prática à sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros.

"O curso é de grande importância para nos da APA Baía Negra pois vivemos dentro de uma área de reserva que deve ser explorada observando-se seus limites. A capacitação nos permitirá mostrar ao mundo esse pantanal lindo que temos aqui", afirmou a Presidente da APA Baía Negra, Virgínia Paes.

"Ladário é afortunada por estar inserida no meio Pantanal e possuir esse recanto natural que é APA Baía Negra. Recebemos visitantes de todo o Brasil e de outros países e a legislação que regulamenta essa área de preservação é e precisa ser rígida, no que tange aos limites de sua exploração. Assim, o presente curso vem ao encontro das necessidades e aptidões econômicas da região e obedece os limites legais aplicados ao tema, com um rico conteúdo técnico que atende aos padrões de certificações de nível internacional, como é a ISO", concluiu o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.