11 SET 2023
DEL Turismo realizou câmaras técnicas nesta sexta-feira
A Prefeitura de Ladário por meio da Fundação de Turismo realizou na tarde da última sexta-feira, 08 de setembro, na Câmara Municipal de Ladário, Câmaras Técnicas.

As Câmaras Técnicas (CT’s), são grupos compostos por voluntários do poder público, empresários, comunidade e do trade turístico local. Os membros para as CT’s são indicados e aprovados pelo COMTUR e ao mesmo tempo, as CT’s são livres para chamar convidados em reuniões ou projetos específicos, a fim de contribuir com o tema de interesse.

Trata-se de uma atuação em nível tático e que fornece projetos e pareceres relevantes para o Conselho, além de acompanhar a implementação de projetos aprovados. O âmbito estratégico fica a cargo do Conselho e o operacional com o agente de articulação.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo Alexandre Orichuela, esses trabalhos foram iniciados em maio deste ano aqui em Ladário, “estamos na etapa de estruturação da governança municipal, que tem por missão a adoção de um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se os recursos da sociedade civil organizada, em parceria com o poder público e o trade para a realização e identificação das potencialidades e desafios para elaborar de forma consensual uma estratégia para o turismo local, que representa os desejos de todas as partes envolvidas e que seja de longo prazo”.

Durante o evento foram realizados duas CT’s: uma de Infraestrutura e Sustentabilidade e outra de Técnica Turismo e Cultura.

A primeira câmara foi de Infraestrutura e Sustentabilidade,  das 14h ás 15h30, realizada para acompanhar os projetos de infraestrutura da prefeitura; desenvolver projetos para embelezamento da cidade; projetos para melhoria da infraestrutura das áreas acessadas pelo turismo; projetos para capacitar os trabalhadores e empresários do turismo com o olhar para a sustentabilidade; sensibilização da comunidade; desenvolver projetos para implementar ações de sustentabilidade; sensibilização da comunidade.

Na segunda câmara Técnica Turismo e Cultura, foi das 16h ás 17h30, que busca elaborar projetos para desenvolvimento de produtos turísticos integrados com a cadeira produtiva do município. Apoiar e capacitar os empresários a desenvolver e estruturar seus atrativos turístico, transformar em produto turístico; promover a integração de toda a cadeia; apoiar e integrar os produtores, artesãos, músicos e demais na atividade do turismo; promover resgate cultural da história do município. Gostaríamos de convidá-lo a fazer parte conosco desse Programa, integrando em uma das CT's que se sente mais confortável, contribuindo com o desenvolvimento deste programa no município.

O DEL Turismo é um Programa que tem por objetivo desenvolver o turismo local de forma sustentável para melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte: Fundação Municipal de Turismo