19 SET 2022
TURISMO
Ladário participa do 1º Encontro das Instâncias de Governanças Regionais do Turismo de Mato Grosso do Sul
Foi realizado na última sexta feira (16/09), em Campo Grande, o I Encontro das Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) do Turismo em Mato Grosso do Sul. A função desse primeiro encontro foi apresentar as tendências no desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul a partir de uma construção coletiva, além de promover ações de cooperação entre as microrregiões a fim de encontrar soluções para os desafios e apresentar ferramentas de mercado que permitem monitoramento. Atualmente, incluindo Ladário, são 48 municípios cadastrados no Programa de Classificação Turística do governo do Estado.
Foi realizado na última sexta feira (16/09), em Campo Grande, o I Encontro das Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) do Turismo em Mato Grosso do Sul. O evento, que aconteceu durante todo o dia na sede do Sebrae/MS, foi uma realização da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) e do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal de iniciativa do Sebrae Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), com apoio dos governos dos dois estados.
A função desse primeiro encontro foi apresentar as tendências no desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul a partir de uma construção coletiva, além de promover ações de cooperação entre as microrregiões a fim de encontrar soluções para os desafios e apresentar ferramentas de mercado que permitem monitoramento. Esse trabalho conjunto ainda favoreceu o planejamento estratégico para ações de turismo. Dentro das instâncias de governança regional que participaram do encontro, atuam organizações governamentais e privadas e sua criação é essencial para que as regiões turísticas possam estar inclusas no Mapa do Turismo Brasileiro.
Conforme classificação estadual, Mato Grosso do Sul possui as seguintes regiões turísticas: Caminho dos Ipês (Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos); Vale das Águas (Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu); Pantanal (Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda); Cerrado Pantanal (Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, Sonora), Grande Dourados (Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Ponta Porã); Costa Leste (Aparecida do Taboado, Bataguassu, Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas); Caminhos da Natureza Conesul (Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí); Bonito-Serra da Bodoquena (Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho).
Atualmente, incluindo Ladário, são 48 municípios cadastrados no Programa de Classificação Turística do governo do Estado, o qual objetiva induzir e monitorar o desenvolvimento da atividade turística nessas cidades, com levantamento da infraestrutura turística, da gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado de trabalho.
Fonte: Fundação Municipal de Turismo