17 MAI 2022
Global Big Day 2022 foi realizado na APA Baía Negra em Ladário

Ladário foi uma das sedes no estado para o Global Big Day 2022 (GBD 2022). O evento foi realizado na Área de Preservação Ambiental Baía Negra (APA – Baía Negra).

O GBD 2022, trata-se de um evento onde os observadores de aves de todos os cantos do mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas. Essa é uma ação que corrobora com a ideia do turismo de contemplação que vem sido trabalhado pela Fundação Municipal de Turismo.
A atividade de contemplação é uma das áreas do turismo global que vem crescendo e se destacando ano após ano. O Estado de Mato Grosso do Sul vem sendo roteiro de muitos turistas estrangeiros devido ao seu bioma agradável e a sua vasta variedade de animais.
Ladário está reformulando a sua imagem turística perante o estado garantiu, o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Ladário, Emerson Petzold (Neninho). “Estamos reformulando a nossa imagem turística. Trabalhando consistentemente para garantir que Ladário retorne a rota turística e tenha atrações que realmente sejam interessantes para aqueles que vem. Estar participando do Global Big Day 2022, só traz a confirmação deste trabalho que estamos desenvolvendo. Ladário merece o seu devido espaço no turismo nacional e internacional”, disse Neninho.
Para saber quem ou qual lugar no mundo conseguiu registrar o maior número em espécies, todas as aves devem ser registradas no site ebird.org/globalbigday, onde o observador de aves também pode acompanhar os relatórios de mais de 170 países em tempo real. Qualquer pessoa pode participar e de forma gratuita. A ideia é incentivar tanto observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, guias de turismo e amantes da natureza a catalogar seus avistamentos.
O Brasil registra 1900 espécies de aves catalogadas e em Mato Grosso do Sul é possível ver cerca de 650 delas vivendo livremente em ambientes rurais e urbanos.