O Acolhimento Institucional Amparo da Juventude tem papel primordial no apoio às famílias para o fortalecimento dos vínculos e preservação da convivência familiar e comunitária. No último ano foram realizados 9 (nove) reintegrações familiares, através acompanhamento da equipe técnica, em parceria com rede socioassistencial e demais políticas públicas.
“O objetivo do trabalho de intervenção junto as famílias é a superação das situações que demandaram a medida de proteção, promovendo uma reinserção familiar segura ou na impossibilidade encaminhamento para família substituta (adoção)”, disse o Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara.
O que é o acolhimento institucional amparo a juventude e como funciona?
O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Art. 101), tendo caráter excepcional e provisório, em decorrência de situações de violações de direitos ou violência.
O público alvo são crianças e adolescente de 0 a 18 anos. A instituição têm capacidade de atendimento para 20 crianças e adolescentes.
A medida de proteção para acolhimento institucional é aplicada pelo Poder Judiciário ou através de medida emergencial do Conselho Tutelar, qdo identificada situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.
A instituição procura oferecer um ambiente acolhedor e com aspectos semelhantes a uma residência, atendo os parâmetros disposto no Manual de Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA