02 JUL 2020
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Cessão Provisória da área do porto de embarque e desembarque é feita para Ladário

Assinado no dia 29 de junho, termo concede para Ladário Cessão Provisória da área portuária de embarque e desembarque. Localizado na região da “mista”, o porto já foi uma das maiores plataformas multimodal da América do Sul.

A Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, desempenhou o papel de coordenar a tarefa de atuar junto aos órgãos federais, formando uma força tarefa composta pelo Ministério da Infraestrutura, Ministério da Agricultura, SPU, ANTAQ e Prefeitura de Ladário, para que a cessão fosse conseguida.

Os trabalhos tiveram início com a atualização das matrículas que se encontravam em um limbo administrativo, não constando nem mesmo no sistema de registro da União. Estando o porto de Ladário fora do cadastro nacional de portos. Após 7 meses, foi conseguida a atualização das matriculas e seu posterior cadastramento no sistema da União. Dando continuidade aos trabalhos, foram elaborados o projeto e justificativa para o pedido de cessão provisória.

O Assessor Executivo, Hedyl Benzi, que liderou a Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico nesta empreitada, afirmou que além de um marco, esta é a redenção de Ladário. “Essa cessão representa um marco histórico para Ladário, tanto pela dificuldade em conseguir, quanto pelo que ela inicia. Um grande projeto de geração de renda que com certeza representa a redenção de Ladário. Não é só uma questão de receber a área, é o que ela irá gerar para o município, a arrecadação aumenta, empresas passarão a se instalar no município, empregos serão gerados, a realidade de Ladário muda. Há hoje uma dificuldade muito grande de indústrias se instalarem aqui para produzir, o que com a cessão da área, ponta pé inicial para a reabertura do porto de cargas, tornará Ladário um importante polo de importação e exportação ”, disse Hedyl.

“Nós tivemos vários embates para conseguir esta conquista, não foi fácil, mas conseguimos. Ladário precisava de um olhar administrativo técnico e é isso que fizemos, trabalhamos tecnicamente para que os potenciais da Pérola do Pantanal fossem explorados. A partir de agora, Ladário tem a Cessão Provisória da área que já foi uma das maiores plataformas multimodais da América do Sul, que em breve será reativada. Não se trata de promessa, se trata de uma realidade”, disse o Prefeito Iranil Soares, que acompanhou todo o desempenho de sua equipe e esteve em Brasília para levar os estudos elaborados e viabilizar todo o trâmite da cessão.