17 MAR 2020
FINANÇAS E PLANEJAMENTO
FUNDEB e Município selam acordo de reajuste salarial para os professores da Rede Municipal

Em reunião na manhã desta terça-feira, Iranil Soares, prefeito municipal, selou o acordo de reajuste salarial para os professores da rede municipal de acordo com o piso nacional dos professores no ano de 2020.

A proposta foi trazida ainda no mês e fevereiro, quando representantes do SINTED-MS e do SITEL estiveram em reunião com o prefeito municipal para apresentar os percentuais de reajuste e negociar a melhor de forma de aplica-lo ao salário.  Houve também uma reunião com os conselheiros do Fundeb no dia 13/03 o qual mostrou os impactos e a tabela que poderia ser usada pelo executivo. A partir destas reuniões, uma equipe técnica foi formada, o que resultou no acordo firmado hoje entre o prefeito municipal e o representante do FUNDEB, Valtencyr Teixeira de Carvalho.

Os pontos principais do acordo são os seguintes:

O percentual de aumento proposto pelo novo Piso Nacional dos Professores que é de, 12,84%, será pago em duas parcelas. Sendo a primeira já na próxima folha do mês de abril, com o valor de 6,84%. E que terá seu pagamento retroagido a janeiro de 2020.

A segunda parcela será de 6,00% no mês de setembro de 2020. Sem pagamento retroativo. Totalizando assim os 12,84% proposto pelo novo Piso Nacional dos Professores.

Ficou acertado também que, os pagamentos retroativos de janeiro a março de 2020, serão realizados em duas parcelas com datas a serem definidas ainda dentro deste semestre.

A proposta ainda deverá ser encaminhada a Câmara Municipal de Ladário, para que seja votada em forma de projeto de lei.