04 JUN 2019
TURISMO
Palestra discute ações para preservação do meio ambiente no âmbito da Planície Pantaneira

As 19 horas noite desta segunda-feira, 03 de junho, na Câmara Municipal de Ladário, a Doutora em Produção Sustentável e Pesquisadora da Embrapa Pantanal, Sandra Aparecida Santos, proferiu a palestra cujo tema foi: "Por que pensar em sustentabilidade?" A apresentação fez parte da abertura da 11ª Semana do Meio Ambiente, e teve a presença de pesquisadores e integrantes de ONGs relacionadas ao meio ambiente.

A exposição teve como mediadora Roosiley dos Santos Souza, Doutora em Administração e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Para discutir o tema proposto pela palestrante, estiveram presentes William Marcos da Silva, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor UFMS, Cláudio Soares de Sousa, educador ambiental e permacultor do Instituto UNIOM, Virginia Ly Lito Pinto, engenheira química, empresária e idealizadora do projeto AGUAPÃ? Permacultura, e Rubens Antônio Pereira Jr., Biólogo.

Conforme a palestrante, Dra. Sandra Aparecida Santos, "é possível e desejável que o homem pantaneiro tenha uma vida sustentável, na qual obtenha o proveito econômico de sua terra, socialmente equilibrado, e em consonância com a natureza, na medida em que utiliza os meios renováveis proporcionados pelo ecossistema do Pantanal".

Em convergência com a Dra. Sandra, o educador ambiental e permacultor do Instituto UNIOM, Cláudio Soares de Sousa, afirmou que "é imprescindível para a sobrevivência das gerações futuras, que agora, as nossas crianças internalizem, sintam a importância se realizar ações concretas para preservação do ambiente em que vivemos".

A engenheira química, empresária e idealizadora do Projeto AGUAPÃ? Permacultura, Virgínia LY, disse que "antes de pensarmos na preservação da natureza em escala global, é necessário tomarmos ações locais. Com medidas simples podemos e devemos fazer a diferença na realidade que está ao nosso redor".

O Biólogo e professor do ensino médio Rubens Antônio Pereira Jr., destacou que "cabe a nós, formadores de opinião, influenciarmos a juventude para mudar a atual cultura da "ostentação", e acabar com desperdício dos recursos naturais, já escassos".

A plateia teve a participação de estudantes das escolas estadual Leme do Prado, escola municipal Professor João Baptista, do SENAI, da UFMS, além de pesquisadores, empresários do setor turístico, e entusiastas relacionados ao meio ambiente.