No período de 18 de julho a 07 de agosto, 32 acadêmicos de diversas universidades do Estado participantes do Projeto Rondon realizam atividades sociais em Ladário em parceria com a Prefeitura com o objetivo de auxiliar a população ladarense em questões que tragam maior e melhor qualidade de vida.
Como parte do cronograma, os rondonistas realizaram na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, nos bairros Alta Floresta I e II junto com a Secretaria de Saúde do município, uma ação de limpeza das caixas d´águas de todas as casas da localidade.
Ao todo, foram percorridos 893 imóveis. Além da limpeza, a ação também contou com panfletagem de conscientização e teatro abordando os temas que mais tem preocupado a sociedade que são a raiva, a dengue, a leishmaniose e chikungunya.
"Estamos realizando essa ação nestes bairros, pois de acordo com as nossas pesquisas eles foram o que obtiveram o maior índice de vetores dentro das caixas d´águas e por isso nosso foco de hoje é esse. Mas aproveitamos a ajuda do Projeto Rondon para também fazermos panfletagens de conscientização", afirmou a coordenadora de vetores do Núcleo de Controle de Zoonoses de Ladário, Talita Guimarães.
De acordo com a professora da UFMS, Marjorie Toledo Duarte, a vivência é a melhor experiência que os acadêmicos podem ter e o lado social estimula ainda mais a vontade de ajudar as pessoas com o seu trabalho e de ser um grande profissional.
"É a minha primeira vez no Projeto Rondon e também aqui na cidade, essa experiência nova é muito gratificante para mim, além de me fazer ter muitas ideias para resolver alguns problemas que encontramos aqui", comentou a aluna de Biologia da UFMS, Natália Jesus da Cunha.
A ação
Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação acontece em todos os bairros da cidade por meio dos Agentes de Saúde. Para ser executada de forma segura e correta, os agentes recebem luvas plásticas, bem como esponjas e escovas para auxiliar na limpeza. Já ao término da limpeza são colocados em cada 10 litros de água, 20 gostas de hipoclorito de sódio.
Fonte: