15 MAI 2017
Campanha contra o abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes

Maio marca internacionalmente a luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Ladário, através do CREAS, um dos serviços da Secretaria de Assistência Social, saiu em campo num movimento de intensa sensibilização dessa população alvo: foram palestras realizadas nas escolas das regiões estratégicas da Cidade: Nova Aliança, Alta Floresta e Centro, atingindo a mais de 2500 alunos e comunidade escolar.

A temática, sempre abordada de acordo com o público presente, abrangeu desde a consciência  individual do corpo - e da necessidade de protegê-lo - até os relacionamentos doentes, baseados em escravização (emocional, inclusive) do mais frágil, além de debater como a mídias e as redes sociais banalizam questões tão significativas, qto à individualidade do nosso corpo e nossa sexualidade.

Nos encontros, crianças e adolescentes foram alertadas contra os favores, presentes e promessas daqueles que usam sua proximidade, e desses artifícios, de forma criminosa.

Para as platéias adultas, os vínculos afetivos foram discutidos e diferenciados dos de poder. E clamou - se pela atenção e comprometimento com o outro, sobretudo os mais frágeis. Assim, alertamos para as mudanças de comportamento, e de rotina, que podem apontar para possíveis abusos que, infelizmente,  estejam ocorrendo muito próximo a nós.

O silêncio, da vergonha e da dor da vítima, é a principal arma dos bandidos que, para horror de todos, quando se trata de violência e exploração sexual, em parte significativa das ocorrências apuradas, é alguém MUITO PROXIMO; Podendo pertencer, inclusive, ao círculo familiar.
Contra esse mal, são disponibilizados dois mecanismos de proteção e auxílio à população: o disque 100 - gratuito, 24h, e com  sigilo garantido ao denunciante. E o próprio CREAS, que dispõe de equipe multidisciplinar especializada em receber aqueles que tiveram qualquer um de seus direitos violados
De 2ºf à 6º Feira, das 7 às  17h, na Av.14 de março, atrás do Banco do Brasil. A culminância das ações coordenadas acontecerá em parceria com a VALE, no próximo dia 19 de maio, quando pedágios de conscientização, e  visitas de sensibilização ao comércio local, levarão o alerta contra o abuso e à exploração de crianças e adolescentes para toda a Cidade; atendendo a uma determinação do Sr. Prefeito à Secretaria de Assistência Social para  promover estratégias sólidas  e políticas eficazes na proteção dos direitos dos ladarenses.