15 MAI 2017
Escola Rural Maria Ana Ruso completa 15 anos comemorando avanços e conquistas

Ela nasceu da iniciativa privada, foi construída, ampliada, solidificada. Hoje, é um modelo que prova a eficiência da educação na zona rural de Ladário. Já conquistou prêmios nacionais, tem um excelente aproveitamento do aprendizado pelos alunos, e os olhos da secretária de Educação, Sara Regina de Almeida, que se orgulha de ser proveniente da zona rural, das imediações do Assentamento 72, estão voltados para a Escola Municipal Ana Maria Ruso, construída pelo empresário, hoje prefeito, Carlos Ruso, em 2001 e inaugurada em 2002.

"Eu construí a escola e entreguei para a associação de moradores. O prefeito da época, José Francisco Mendes Sampaio, achou por bem batizar a escola com o nome de minha mãe e eu fiquei muito feliz por isso", disse Carlos Ruso, que se emocionou ao participar das comemorações dos 15 anos da escola, no sábado, 13 de maio, véspera do dia das mães. Além de lembrar de sua saudosa genitora, ele ainda se orgulhou dos benefícios que a obra que fez vem proporcionando aos estudantes.

"Temos um ensino de qualidade forte, temos a participação das famílias e mantemos as características das pessoas dessa região, do campo", explicou a diretora da escola, Viviane Cristina Ribeiro Fardim. A Maria Ana Ruso tem hoje 16 professores, 45 alunos no período da tarde e 21 alunos à noite.

A festa de aniversário reuniu professores, pais e alunos e também comemorou o dia das mães. Os estudantes fizeram várias apresentações e emocionaram as mães que receberam, além de lembranças e presentes, o carinho, o amor e a retribuição do aprendizado. Foram momentos ímpares de um sentimentalismo bonito e profundo.

O avanço na educação rural, aliado aos investimentos, "que são lentos, mas acontecem", segundo Viviane, vem proporcionando conquistas à escola, também como fruto da determinação de professores e alunos. "Nós vencemos o concurso do Ministério Público Federal com um curta metragem sobre o trabalho infantil; vencemos em várias categorias a Feira de Ciências do Instituto Federal de Educação; vencemos também a Fetec, em Campo Grande", disse, citando apenas alguns dos trabalhos contemplados.

A escola, que também tem um número expressivo de troféus conquistados na área esportiva, aguarda agora outro investimento importante, a quadra coberta para que os alunos possam praticar ainda mais. "Já recebemos essa notícia da secretária de educação que não tem medido esforços para nos ajudar", afirmou Viviane. Sara também está na expectativa pelo investimento. "É uma emenda parlamentar. Talvez na semana que vem já tenhamos uma resposta sobre ela e espero que seja positiva", afirmou a secretária.

Além da quadra coberta, a Secretaria Municipal de Educação deve ampliar a Maria Ana Ruso, este ano. A informação foi repassada por Sara Almeida que disse que, a estruturação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno é que está baseando essa reforma. Para ela, investir na educação rural é primordial para dar oportunidades às pessoas que vivem no campo. "Eu sou um exemplo disso, eu sou oriunda daqui e me considero um exemplo da eficiência da educação rural", disse a secretária que estudou, venceu todas as adversidades, se formou professora e chegou ao cargo mais alto da administração municipal.

A vida em um assentamento rural não é nada fácil. A criançada levanta cedo e ajuda os pais na lida diária, e isso sem reclamar. Agora, até que tem ônibus, mas antes a molecada ia para a escola à pé, à cavalo, de charrete, nada era empecilho para atrapalhar os estudos. Nenhum tipo de dificuldade, como a falta de água que ainda incomoda os assentados, impõe barreira a quem quer aprender. Isso demonstra que o ensino público, por mais que alguns insistam em denegrir, é de boa qualidade e oferece grandes oportunidades. "As crianças aqui têm bastante vontade, e nós, procuramos sempre aliar o ensino às coisas vivenciadas por eles no dia a dia, mantendo as suas raízes", disse a diretoria.

Já o prefeito Carlos Ruso, afirmou que é importante incentivar quem realmente tem vontade de aprender. "Eu gostaria que mais pessoas, que mais empresários, fizessem com eu fiz, que contribuíssem com o poder público, ajudando a construir escolas, a reformar, a ampliar. Não sabem o tamanho da felicidade que isso pode proporcionar, e ainda temos a perspectiva de um mundo melhor com pessoas mais bem preparadas", finalizou.