10 MAI 2016
Ladário lança Projeto “Pintando e Alimentando Sonhos” para moradores das 33 casas do Alta Floresta I

O município de Ladário, por meio das Secretarias de Assistência Social e Extraordinária de Habitação, lançaram no final da tarde desta segunda-feira, 09 de maio, o "Projeto Pintando e Alimentando Sonhos". A cerimônia, que aconteceu no Bairro Alta Floresta I, contou com a participação dos proprietários das 33 casas, do Conjunto Habitacional, entregue pela Prefeitura, através de recursos próprios em junho de 2014, que ficaram entusiasmados com a novidade.

O objetivo do projeto é capacitar os moradores, com cursos de pintura predial, bem como a horta caseira, focando na inserção do mercado de trabalho, possibilitando não apenas o embelezamento da localidade, como também mostrando a capacidade da geração de renda, com a horta comunitária.

"É o que queremos, com a pintura das casas, onde o município oferecerá toda a estrutura para a família, que terá o comprometimento de pintar a sua residência. Uma forma de trabalho e ensinamento, junto à geração de renda, quando falamos da horta comunitária, ou doméstica. Mas antes, todos terão que se capacitar, com cursos que também serão ofertados para este público", disse a Secretária de Assistente Social, Jane Contu.

Totalmente animada com a ideia, à dona de casa Maria Helena Candido de Oliveira, que ganhou a sua casa em junho de 2014, achou a ideia muito criativa.

"Precisávamos de um incentivo como este. Não apenas deixará a nossa casa bonita, como a dos vizinhos também, mas também aumenta a autoestima de cada família, mostrando que somos capazes de mexer com a nossa criatividade na hora de colocar a mão na massa. A minha casa será pintada e com certeza, a minha horta será bem cuidada. Sou apaixonada por plantas", afirmou Maria Helena que se comprometeu em encarar essa jornada junto com a sua família, que deverá acabar em dezembro deste ano.

Já o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Roberto Guimarães, que responde pela Secretaria Extraordinária de Habitação, afirmou que o programa trará esperança e acima de tudo nova fase para as famílias que ali residem.

"Nós estamos proporcionando a motivação da população em cuidar do lugar em que vive. Mostrar que sim, juntos podemos construir uma Ladário melhor, além de capacitá-los para quem sabe, conseguirem a autonomia de ingressar no mercado de trabalho, já que muitos poderão aprender sobre técnicas de plantio, com a horta caseira", mencionou Roberto.

Outros serviços

Além do Curso, o município disponibilizará uma serie de ações visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Como exemplo, destacamos atualização cadastral no Programa CadÚnico, orientação jurídica, saúde, emissão de documentação civil e levantamento de demandas em termos de outros cursos e necessidades, que serão ofertados para a população do Bairro.