16 NOV 2021
Campanha Dengue Mata, 10 minutos pela vida é intensificada em Ladário
Após estudo científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto “10 minutos pela vida” foi idealizado como uma estratégia de controle do Aedes Aegypti que foi adotada em Cingapura, onde foi possível interromper o pico de epidemia de dengue no país com ações semanais de apenas dez minutos.
Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para se proteger do Aedes aegypti?
O mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.
Do dia 16/11 à 19/11 ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti na área de maior incidência de notificações: Bairros Alta Floresta I e II. Dia 20/11 - Dia D de conscientização ao Combate à Dengue será realizada na Av. 14 de Março e feira municipal das 8h às 14h horas
“Há anos vivemos esse desafio de combater a dengue, neste ano vamos eliminar todos os focos do mosquito em conjunto. Em 10 minutos você pode salvar vidas. Juntos pela vida”, disse Josiane Braga, Secretária de Súde
Fonte: SMS
Autor: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA