30 JUN 2015
Município se movimenta para festejos de São Pedro

A prefeitura de Ladário por meio da Fundação de Cultura em parceria com a Colônia de Pescadores Z-14 desenvolveu um calendário alusivo de atividades que serão realizadas no dia 05 de julho para festejar o santo padroeiro dos pescadores.

A festa que tem programação de durar por toda a manhã, trará à população às 9 horas missa e benção do anzol, 10h30- danças regionais de grupos ladarenses e às 11 horas almoço com música ao vivo. Na praça da alimentação, haverá cardápios variados a base de peixe e outros tipos de comidas, elaborados pelos pescadores da Colônia de pesca e moradores do Porto de Ladário.

"Para encerrar os festejos dos santos juninos, vamos comemorar São Pedro junto com pescadores da Colônia Z-14 e moradores do Porto de Ladário, reforçando a tradição, fé e devoção, para não coincidir com os outros festejos de São Pedro em Ladário, resolvemos comemorar dia 05 de julho com intuito de unir todos os devotos do Santo, buscando cada vez mais difundir a nossa cultura local", enfatizou a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

Realizada as margens do Rio Paraguai as comemorações ao dia de São Pedro tem um valor simbólico especial para os devotos ladarenses, bem como para a Colônia de Pescadores que está mobilizada em prol da realização do evento que encerra os  festejos juninos da cidade.

"A parceria que temos com a Prefeitura é de suma importância, pois nos proporciona o total apoio para a realização desta festa tão linda. Ninguém consegue fazer nada sozinho e nós sempre fomos amparados por todos os setores da administração pública da nossa cidade e o acontecimento deste evento que é tão especial para nós, é um exemplo disso", comentou a presidente da Colônia dos Pescadores, Elis Regina Severino que comemora a retomada da festa no município" Como forma de agradecimento ao apoio para a realização da festa do nosso padroeiro, nós da colônia realizaremos um desfile de embarcações com o intuito de mostrar a nossa tradição e um pouco do dia a dia no rio".

Devoção

Pedro como foi chamado por Cristo era pescador e junto ao seu irmão eram empresários da pesca e tinham sua própria frota de barcos. Pedro teria conhecido Jesus no episódio intitulado Pesca milagrosa, contado na Bíblia por relatos. Mais tarde Pedro veio a se tornar um dos doze discípulos de Jesus. A igreja católica o considera como o primeiro Papa da Igreja Católica, também detêm o titulo de padroeiro dos pescadores, por consequência da história da sua vida.

Por este motivo, pescadores ladarenses todos os dias ao saírem para trabalhar nas imensidões das águas do rio Paraguai fazem uma oração pedindo a São Pedro proteção e sorte para que a pesca seja produtiva.

"Tem aproximadamente 45 anos que sou devoto de São Pedro, a gente passa por muita coisa nesse rio e eu acredito que só a minha fé nele para me fazer estar ainda aqui, porque já foram tantos contratempos vividos, mas eu tenho certeza que foi ele que me protegeu e ainda me protege, por isso, sempre quando saio e volto para minha casa faço as minhas orações de agradecimento por mais um dia de vida", explicou emocionado o devoto, Oraci dos Santos.