26 JUN 2015
Atividades realizadas pelas Escolas Municipais relembram os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Após um mês trabalhando com os alunos da Rede Municipal de Ensino, o tema Batalha Naval do Riachuelo, a Secretaria de Educação organizou para a tarde desta sexta-feira, 26 de junho, uma feira cultural que trouxe aos pais, alunos e educadores, o resultado de todo o trabalho feito nas escolas. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor João Baptista e reuniu  as crianças que elaboraram os cartazes, bem como autoridades, servidores públicos e comunidade escolar.

"Nós encaramos essa ação como uma vitória, essa finalização busca fomentar dentro das unidades escolares, o tema da Batalha Naval como um marco importante na nossa cidade, então nós encaramos isso de forma positiva, pois conseguimos unir a teoria e a prática. E com a parceria da Marinha, desenvolvemos nas escolas um tema que precisa ser lembrado por nossos alunos", enfatizou o Gerente de Políticas Educacionais, Marcelo Messias Rondon.

A culminância das atividades contou com variadas atrações culturais: Projeto Semear com a apresentação musical; a Banda de Percussão da Escola João Baptista; Encenação da Batalha Nava, declamação de poemas e poesias; maquetes retratando a guerra, desenhos, pinturas e histórias contadas em quadrinhos. Todas diretamente ligadas às ações da Marinha do Brasil, em especial a Batalha Naval do Riachuelo.

"Eu achei muito boa a iniciativa, pois incentiva os alunos ter um aprendizado e desenvolvimento maior, de forma alegre e diferente do dia a dia deles dentro da sala de aula. E para mim, a criança aprende muito mais brincando e se divertindo ", falou Joelma Nunes da Silva Santos, mãe de dois alunos da Reme.

Durante o mês de junho, todas as disciplinas foram voltadas ao tema. Ao todo as nove Escolas Municipais deram a sua colaboração a fim de ensinar um pouco mais sobre este fato histórico da região.

"Este intercambio com a Marinha é excelente, pois traz para nós muita riqueza cultural. A atividade alcançou grandes proporções que encantaram não só as crianças, mas todos nós educadores, que de forma descontraída ensinamos sobre um marco da nossa região que foi a conquista da Batalha", lembrou a Diretora da Escola Municipal Professor João Baptista Jaqueline Orquiza.

Empolgados com o resultado final de todas as pesquisas e de seus trabalhos, os alunos passeavam pela quadra, olhando atentamente o que cada cartaz mostrava, "Eu achei tudo tão diferente cada um mostrou uma visão sobre o tema. O meu desenho eu fiz com base no documentário que nós assistimos em sala de aula, e eu estou feliz porque estão elogiando bastante ele", disse empolgado Jonathan Soares Castello. Olhares atentos para a encenação teatral da Batalha Naval do Riachuelo realizada com veracidade e perfeição pelos alunos da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, "Tudo que eu desenhei para apresentar aqui hoje se torna mais real após eu assistir a essa apresentação, gostei bastante e sem dúvidas esta é uma data que eu não vou mais esquecer", comentou Gustavo Soares.

Desde o dia 16 de junho, a Prefeitura realizou ações alusivas aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo com sessão de cinema; palestras; corrida rústica; gincana esportiva; noite cultural e para encerrar esta extensa programação, a culminância das atividades realizadas por todas as escolas municipais. A intenção do município através de todas essas atividades foi homenagear a Marinha do Brasil por esta data tão importante e agradecer aos feitos realizados à população ladarense.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024