04 AGO 2016
Saúde realiza panfletagem mostrando os perigos que os animais soltos nas ruas oferecem a população

Animais soltos em via pública representam um perigo potencial para motoristas e pedestres em Ladário. Por esse motivo, o município, por meio da Secretaria de Saúde realizará nesta quinta-feira, 04 de agosto, no período matutino na Avenida 14 de março, uma panfletagem de conscientização.

Durante a abordagem foram postos em foco assuntos, como os riscos causados, quais penalidades os donos estarão sujeitos, bem como o procedimento que deve ser tomado ao avistar um animal solto.

"Estamos realizando essa ação hoje para mostrar à população a importância deste assunto. Para isso contamos com a parceria da Agemtrat, Guarda Municipal e Nasf que nos ajudam no trabalho de conscientização dos moradores sobre o perigo da circulação dos animais de grande porte que circulam nas vias públicas de Ladário", disse a Gerente de Assistência de Saúde Elis Rosangela Ribas Flor

Ao se deparar com o animal em vias públicas, o cidadão deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde (3226-5165) e com a Guarda Municipal (3226-5404), e informe a localização dos animais. Dessa forma, atitudes serão tomadas imediatamente. Após a ligação, as equipes responsáveis entram em contato com a empresa privada contratada para realizar o serviço de captura do animal.

Nesta campanha de conscientização a Policia Civil se faz presente com o seu poder de policia, podendo ao identificar o responsável autuá-lo por posse irresponsável de animais.

Para o ladarense Ramão Figueira, morador da parte alta da cidade esta iniciativa é de grande valia, "a informação é sempre bem vinda, eu que moro lá em cima vejo demais situações como essa que está aqui no panfleto. É importante termos essas explicações desde os perigos até os prejuízos que o dono do animal venha a ter, caso descumpra as ordens", avaliou.

Penalidades

Conforme previsto em lei, o proprietário do animal capturado poderá pagar multas no valor de 30 UPFL- Unidade Padrão Fiscal de Ladário, o que equivale R$ 10,00 cada UPFL, sendo a multa no valor de R$ 300,00 por animal aprendido.

O prazo para recuperação do animal é de até 15 dias corridos. O animal estará no NCZ, localizado na Rua Emilia Alves, sem número, esquina com a rua Frei Liberato, Alta Floresta I.

Em caso de não pagamento da multa, o dono perde o direito de propriedade sobre o animal capturado que automaticamente será incorporado ao patrimônio da PML, podendo ser doado, leiloado, ou até mesmo em caso de constatação de algum problema sanitário, ser feito a eutanásia.

Todo esse procedimento tem respaldo mediante a Lei Complementar 078/2014 de 22/12/2014 publicada no Diário Oficial do município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024