25 JUL 2016
Projeto Rondon encerra trabalhos em Ladário e alunos dizem que experiência será para vida toda

Os 20 alunos que fizeram parte do Projeto Rondon, encerraram as suas atividades neste final de semana em Ladário. Tradicional na cidade, pelo menos duas vezes ao ano, os rondonistas, que já são conhecidos da população, marcam presença na Pérola do Pantanal durante as férias de julho.

Ao todo, foram 15 dias de muito trabalho, ensinamentos e aprendizado junto aos moradores da região, por meio da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, bem como a Marinha do Brasil.

O Projeto, idealizado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes através da integração social e participação voluntária de alunos e professores.

De acordo com o Luiz Henrique Ortelhado Valverde, coordenador da equipe a participação dos acadêmicos nas ações cívico-sociais em Ladário tem contribuído para um melhor desenvolvimento do município.

"A vivência deles com a realidade faz com que os alunos possam colocar em prática os ensinamentos que aprendem na sala de aula. O mais importante é mostrar o valor dos conhecimentos, ajudando ou tentando resolver os problemas que a região apresenta, proporcionando o bem-estar dos moradores. Essa já é a nossa segunda vez aqui. Todos adoraram andar pela cidade e conhecer que aqui vive", falou Luiz.

Já o prefeito José Antonio Assad e Faria, que participou da cerimonia de encerramento, que aconteceu na última sexta-feira (22), no auditório da Câmara Municipal, relacionou os trabalhos dos rondonistas, como uma abertura de caminho para ajudar nas soluções encontradas pelos mesmos.

"A nossa cidade sempre recebe vocês de braços abertos. As ações, que por sinal são muitas, ajudam no desenvolvimento da nossa Ladário, assim, como proporciona também uma melhor qualidade de vida para a nossa população. É uma verdadeira troca de experiência que fica marcada para o resto da vida", disse o prefeito.

Para Alune Vasques, acadêmica de enfermagem da Uniderp, que veio de Campo Grande, junto com o grupo, participar do projeto é a concretização de um sonho.

"É a experiência maior, pois possibilita a competição de pessoas entre pessoas, ou seja, muitas pessoas estão juntas ao mesmo tempo, e disso, elas querem solucionar os problemas apresentados, e, tudo de imediato. Disso, tiramos o aprendizado de trabalhar em conjunto. Tudo isso está valendo como uma experiência que levarei para a vida toda. Adorei a cidade e o seu povo", afirmou Alyne.

O projeto reuniu Alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Anhanguera-Uniderp, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024