21 JUN 2016
Festeiros se preparam para o banho de São João as margens do Rio Paraguai

Os festeiros de São João se preparam para o dia mais esperado por eles durante todo o ano. Na noite de quinta-feira, 23 de junho, além da participação no Concurso de Andores, dezenas de famílias também estarão festejando em suas casas a data.

Como rito tradicional da festa, os andores descerão a ladeira na direção do Porto Ecológico para o tradicional Banho de São João. O ato de banhar o santo as margens do Rio Paraguai em Ladário vem sendo estudado para que faça parte do Dossiê do IPHAN, transformando-o em patrimônio cultural imaterial nacional.

Neste ano, os andores Cururueiros e Siriri nas Tradições do São João Pantaneiro; Noite de Festança; São João de Tradições; São João com Alegria; São João e Alegria; e O São João Pantaneiro homenageia 151 anos da Batalha Naval em seus feitos que orgulham o Povo Ladarense, concorrerão ao prêmio do Concurso de Andores e também farão o percurso de fé.

Mas antes da "festança", vem a devoção. A missa sertaneja no Santuário Nossa Senhora dos Remédios dará o inicio as comemorações. Depois da missa, os devotos participam da suspensão do mastro, bem como de outras atividades culturais.

A festa que teve inicio historicamente após bênçãos recebidas por meio de São João é repassada pelos festeiros de geração em geração como forma de gratidão pela graça alcançada. Em Ladário o São João Pantaneiro começará nesta quarta-feira, 22 de junho a partir das 20h00 com muita alegria, danças e comidas típicas. As apresentações culturais, shows e a praça da alimentação estarão montadas na Praça de Nossa Senhora dos Remédios, localizada no Centro da cidade na rua Cunha Couto.