08 JUN 2016
Curso de Customização de Materiais Recicláveis gera renda para mulheres de Ladário

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, participou do encerramento do Curso de Customização de Materiais Recicláveis. A finalização do curso, promovido pelo município, por meio da Assistência Social, aconteceu na sede do Centro de Referência a Assistência Social- CRAS, na tarde desta quarta-feira, 08 de junho.

Durante três meses de curso, seis mulheres atendidas pelo Programa Geração de Renda, desenvolveram técnicas de reciclagem, com materiais como garrafas pet e lata de alumínio, bem como customização em vidros, decoração em potes de sorvetes recicláveis, pintura em tecidos e barra de crochê em panos de pratos.

De acordo com o chefe do Executivo ladaresne, cursos como esses ajudam não apenas na geração de renda, como também na inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.

"Elas aprendem a fazer arte através do lixo, transformando-os esses materiais de luxo. São peças como as garrafas customizadas, pintura de tecidos, que devem ajudar na renda familiar, o que é o objetivo de cursos dessa importância. Além disso, isso ajuda a cada uma delas na autoestima, mostrando que todas elas são capazes", falou José Antonio.

Entendendo as palavras do prefeito, a aluna Iriene dos Santos, falou que adorou participar do curso, onde aprendeu muitas técnicas de reciclagem.

"Não faltei nenhum dia. Quis aproveitar ao máximo ainda mesmo com materiais que podemos encontrar no quintal de casa, ajudando na preservação do meio ambiente e até mesmo gerando renda para a nossa família", disse Iriene.

Ela ainda contou que o curso nem tinha encerrado e já estava com encomendas pelo Bairro Nova Aliança, onde vive com a família, "os vizinhos observaram o que já tínhamos feitios e muitos ficaram interessados nos materiais. Disse que faria e poderia vender. Eles gostaram. Agora é procurar profissionalizar cada vez mais para transformar o lixo em luxo", comentou.

No evento também estiveram presente a Secretária de Assistência Social Jane Contu, a coordenadora do CRAS Cláudia Monteiro e a professora do Curso de Customização de Materiais Recicláveis Maria Aparecida de Oliveira, que na oportunidade, aproveitou para anunciar o curso de customização com sapatos e chinelos.