06 JUN 2016
Ladário ganha Casa da Cultura nesta terça; local ajudará na difusão da cultura local

O município de Ladário, por meio da Fundação de Cultura, entrega no final da tarde desta terça-feira, 07 de junho, às 19h30, a Casa da Cultura. O novo espaço estará localizado na Avenida 14 de Março, Centro desta cidade, em um dos prédios históricos da Pérola do Pantanal, o antigo Cine Ladário, no qual funcionou um dos primeiros Cinemas do Estado. O evento faz parte da programação dos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo, organizado pela atual administração municipal.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, a Casa da Cultura, é um sonho que será concretizado para a classe cultural, moradores e turistas que visitam Ladário, em um dos prédios históricos mais importantes da cidade.

"Um espaço compartilhado entre poder público e a sociedade, incluindo agentes culturais e amigos da cultura. A finalidade desse espaço, que é uma reivindicação da classe artística, desde a pré-conferência em 2013, será difundir e valorizar a cultura local", disse Wanessa.

Ainda conforme ela, todo esse trabalho será feito por meio de exposição, artesanato, artes plásticas, livros de artistas ladarenses, entre outros. "Na realidade, um local para que os artistas possam utilizar para demonstrar a valor cultural da nossa Terra, dentro desta morada que tem um significado muito grande para a cidade, por ter sido o primeiro cinema da região do Pantanal", concluiu Wanessa.

Além disso, juntamente com a Casa da Cultura, funcionará a nova sede da Fundação de Cultura, promovendo melhor condições de atendimento aos moradores.

O prédio

Em meio ao desenvolvimento cultural se desdobra a história da cidade e suas manifestações culturais. Como não poderia deixar de ser, a Pérola do Pantanal, foi uma das primeiras a se despontar em ter um cinema no auge de suas instalações no Brasil.

O Cinema Ladário foi fundado em 01 de maio 1936 pelo senhor Agemor Radiche,  com  localização  na  antiga  rua  do  Portão  e ficou  por  muito  tempo  sob  a coordenação do senhor Jarbas Pirato Manso. No ano de 1962, a marinha passou a ser  proprietária  do  cinema  que  teve  seu  nome  mudado para  Cine  Marinha,  porém, fechou em 1972.

Antes de fechar suas portas o Cine Ladário deixou grandes lembranças nas memorias dos seus frequentadores, uma delas eram as peraltices dos meninos que faziam estrepolias para entrar no Cinema. Senhor João o responsável em recolher os bilhetes de entrada do cinema não era letrado nem possuía uma visão boa. Por conta disso muitos se valiam para burlar a entrada do cinema.

Cine Ladário, local de grandes acontecimentos, palco de apresentações de diversas personalidades e histórias de vida que ficam eternizados na memória dos seus agentes. Ladarenses, Corumbaenses, Fluminenses cidadãos do mundo que tiveram parte de sua história construída nesse espaço, que a partir desta segunda-feira, 07 de maio, abrigará a Casa da Cultura de Ladário.