03 JUN 2016
Ladário realiza culminância do Projeto Batalha Naval com alunos da REME

Com uma exposição de trabalhos, poesia, danças, músicas e teatro, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ladário, realizaram no final da tarde desta sexta-feira, 03 de junho, a culminância do Projeto Batalha Naval, em comemoração aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, do contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar comandante do 6° Distrito Naval e autoridades civis e militares da Pérola do Pantanal, também participaram do evento, que aconteceu na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, Bairro Nova Aliança.

As atividades enfatizam o conhecimento que os alunos têm sobre o fato histórico de que em dezembro de 1864, as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso (antigo Estado), ocupando Corumbá, e no início de 1865, penetraram na província argentina de Corrientes, para alcançar o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Desse modo, Brasil, Argentina e Uruguai formalizaram, em maio de 1865, o Tratado da Tríplice Aliança. Em junho, de 1865, a esquadra aliada, comandada pelo Almirante Barroso, destruiu a força naval paraguaia na Batalha do Riachuelo.

De acordo com chefe do Executivo ladarense, todo o projeto, idealizado pelo município, por meio de suas Secretarias e Fundações, se constitui de propostas de atividades pedagógicas, artísticas, culturais, de esporte e lazer, a serem desenvolvidas pelos alunos matriculados no Ensino Fundamental das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Ladário, durante todo o mês de maio, inspirando um aprendizado cultural educativo.

"O maior prazer da vida é aprender e foi isso que proporcionamos para as nossas crianças e adolescentes, que fizeram isso todo o mês de maio. Em todo momento de nossas vidas, cada um de nós nos deparamos com atos de heroísmo, como o que aconteceu com esses militares que deram a vida para nos salvar. Falo isso em nome da professora Lauri, que recentemente recebeu uma homenagem da nossa administração, sendo ela, o nome desse ginásio", comparou o prefeito.

Ainda conforme José Antonio, a celebração junto a Marinha é dever de cidadania, "A Batalha Naval mudou o destino de muitas pessoas, e nada mais justo do que fazermos essa culminância, como forma de agradecimento aos nossos militares heróis. Hoje, a nossa Ladário tem a Marinha em seu peito, abrigando a sua família que hoje, vive em solos pantaneiros. Parabéns 6° Distrito naval", disse.

Para a estudante Victória Andrade, da Escola João Baptista, que cantou o Hino oficial da Marinha do Brasil- "Cisne Branco", falou que achou o projeto muito bom, já que aprendeu muito.

"Foi uma forma de aprendizado, que junto à música, uma paixão de infância, adquiri. Na minha sala, nós fizemos inúmeros trabalhos. Agora sim, sei de fato, que a história da Batalha Naval foi muito importante para o Brasil e sua população", afirmou a jovem Victória que pretende se graduar em medicina e iniciar uma careira militar.

Encantado com as apresentações, o comandante do 6° Distrito Naval Petronio de Aguiar, parabenizou Ladário pela iniciativa, em especial aos alunos das escolas da cidade.

"Ladário e sua região, talvez seja o único lugar desse país que celebra e homenageia a Marinha do Brasil. Isso significa a importância da história, relembrando os militares que morreram para nos salvar. Desde que cheguei, observo que nesse munícipio, sempre existiu essa importância de se celebrar a nossa instituição, formando cidadãos de bem, que amanhã são o futuro do nosso país.  Em nome dos 1.800 militares que servem na região, muito obrigado pela grande homenagem, amiga e querida", agradeceu Petronio.

Além disso, todos os alunos participaram de Concursos de Desenhos em categorias, como Desenho Livre Criativo- Desenho em Quadrinhos Desenho Criativo Dirigido- Produção de Poesia- Banda de Percussão e Dança- Teatro e dramatização, tendo todos como tema o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Às escolas participantes são Eduardo Malhado; 17 de Março; Farol do Norte; Maria Ana Ruso; João Baptista; Francisco Mendes Sampaio; Nelson Mangabeira; Marquês de Tamandaré; Irmã Régula.

AciSos e programação cultural

07/06/16- Enetrga a pintura da Unidade Mista e sede da Secretaria de Saúde

hora: 15h30

Local: Rua Comandante Souza Lobo, Centro

07/06/16 - Solenidade de entrega da Casa da Cultura de Ladário.

Local: Antigo Cine Ladário

Horário: 19h30

Público Alvo: comunidade artística e cultural de Ladário, colaboradores e amigos da cultura.

08/06/16 - Noite Cultural em Alusão aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo,

Fundação de Cultura e Sec. Assistência Social

Local: Em frente ao Pórtico do 6º DN de Ladário

Com a participação da Comunidade artística e cultural, Banda Acyl e crianças e adolescentes de Programas Sociais da Secretaria de Assistência Social.