03 JUN 2016
Em Ladário, 6° Conferência das Cidades discute “A Função Social da Cidade e da Propriedade”

Criado por meio do Decreto n° 3047/2016, assinado pelo Prefeito José Antonio Assad e Faria, Ladário realizou na manhã desta sexta-feira, 03 de junho, a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades. A cerimônia de abertura, que aconteceu na sede do Lions Club da cidade, contou com a presença de autoridades da região, como a primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, Secretária de Assistente Social Jane Contu, diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, representantes do legislativo e moradores.

Dentro do tema central discutido, a conferência trouxe três propostas de trabalhos que garantirão uma melhor condição de qualidade de vida para os ladarenses, sendo eles: O Brasil urbano: a cidade que temos - A Cidade que queremos; A função social da cidade e da propriedade; O Plano Diretor.

De acordo com o chefe do Executivo ladarense, que declarou aberta a etapa da 6° Conferência das Cidades, falou da importância do tema que é o direito a propriedade.

"O tema proposto é alienável, pois é um direito que não se pode mexer, mas a constituição brasileira, diz que a propriedade tem que ter uma função social. No momento em que faço uma rua, Escola, Creche ou Posto de Saúde, nos arredores dessa propriedade, tenho obrigação de dar função social. Agora é hora de fazer valer a cidadania, buscando ideias que possam ajudar no desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. fico contente em ver a população e representantes de bairros e entidades, que estão aqui, mostrando o interesse nessa contribuição. A conferência segue essa proposta", disse José Antonio.

A Conferência das Cidades tem como principal objetivo o debate sobre o tema: "A Função Social da Cidade e da Propriedade", reforçando com o lema: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.

Além disso, traz como finalidade, proporcionar a articulação da sociedade com relação a diversos segmentos, oportunizando também o reconhecimento das realidades locais, e ainda cria oportunidades para que os órgãos públicos possam ampliar seus canais de comunicação com o cidadão.

Para moradora do Projeto de Assentamento 72- Iracema Galdino, estar presente na conferência é por em prático aquilo que o prefeito mencionou, exercer a cidadania.

"Se é pra falar sobre os problemas para que haja uma melhoria, trago aqui sobre a estrada. Nessa época do ano, por conta das chuvas, a via fica um pouco intransitável. É dela que necessitamos para poder gerar a nossa renda. Além disso, escutar as outras reinvindicações também é importante. Agora é a hora Ladário", frisou a assentada.

Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar a apresentação de uma palestra com o tema proposto, ministrada pelo professor e doutor Edgar Aparecido da Costa, atual Diretor do Campus do Pantanal.  "É hora de cada município, de cada morador, olhar para seu território e pensar sobre os diferentes grupos presentes na cidade, seus interesses, identidades e conflitos", mencionou o palestrante se referindo no que é preciso ser feito para ocorrer à promoção da cidade.