01 JUN 2016
NCZ ganha novo espaço e prefeito diz que obra reflete na qualidade de vida dos ladarenses

No final da tarde desta terça-feira, 31 de maio, o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, entregou a reforma e adequação do prédio do Núcleo de Controle de Zoonoses- NCZ. O prédio está localizado na rua Emília Alves, esquina com a Frei Liberato, Bairro Boa Esperança, parte alta de Ladário. A cerimônia contou com a presença da equipe de governo, representantes do poder Legislativo e autoridades da região.

Para a obra foram aplicados recursos próprios, no valor de R$ de 177.679,50. Os trabalhos garantirão melhores condições de atendimento tanto na parte administrativa do local, como também para a população que usufrui dos serviços do NCZ, informou o chefe do Executivo Ladarense.

"Os nossos habitantes às vezes pensam que o NCZ é pra levar cachorro doente, se enganam, pois, a nossa qualidade de vida está diretamente ligada ao bom funcionamento deste local. O nosso NCZ representa a luta contra tantas doenças, garantindo assim, uma Ladário fora de risco, como o combate do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças graves. Tudo isso que estamos vivendo hoje, representa o resgate de uma divida antiga, não só com a população, como também com os profissionais que trabalham aqui", falou José Antonio.

Já para o Secretário de Saúde Cleber Colleone, lembrou que mesmo com a obra em andamento, os trabalhos da equipe do NCZ não pararam e que agora com um local adequado, além do novo espaço, Ladário ganha um ponto ecológico.

"Na oportunidade, a Prefeitura também implantou um ponto ecológico no local, que terá como foco, recolher materiais ecológicos, como pneus que não são mais utilizados e que servem como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e Zika Vírus. Essa ideia partiu para abrigar esses materiais que são descartados em terrenos baldios ou até mesmo vias públicas da nossa cidade, o que é crime", lembrou Cleber.

Além de toda a reforma e ampliação do prédio administrativo, foi realizada também a reforma do canil, que receberá por semana aproximadamente 60 animais, entre cães e gatos. "Neste assunto, o que nos preocupa são animais de grandes portes, que circulam nas ruas da cidade, podendo ser portadores de doenças e até mesmo causadores de acidentes de trânsito, bem como cães e gatos também, que transmitem a raiva animal, onde o nosso município, não registrou casos até o momento em humanos", disse Colleone.

Conforme ele, para que isso não mais ocorra, os trabalhos da Secretaria de Saúde vêm intensificando o recolhimento desses animais, onde a população pode ligar de imediato para o telefone da Guarda Municipal, que aciona uma empresa responsável pelo recolhimento do mesmo, levando-os até o NCZ.

Mais obras

Na oportunidade, Colleone anunciou que a Saúde de Ladário está viabilizando recursos do Ministério da Saúde, que garantirão à construção de 10 novas baias, para abrigar cães e gatos, com intuito de adoção, assim, como a compra de um veículo que servirá como Carrocinha, atuando nas ruas da cidade, no recolhimento desses animais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024