31 MAI 2016
Criado, Plano de Manejo norteará trabalhos sustentáveis na Apa Baia Negra

O prefeito José Antonio Assad e Faria assinou no último dia 25 de maio, a Portaria  n° 156/2016, que determina a aprovação do Plano de Manejo da  Apa Baía Negra, no Município de Ladário. Sendo a primeira área de preservação ambiental, na região do Pantanal, agora, com o Plano de Manejo ajudará a nortear os trabalhos dedicados à região.

O Plano de Manejo é um documento, onde utiliza-se de técnicas de planejamento ecológico, determinando o Zoneamento Ambiental da Apa Baia Negra, caracterizando cada uma das suas Zonas e propondo desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades.

Além dessas medidas, na região acontecerá também o uso adequado dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população, visando geração de renda e melhoria da qualidade de vida na região, bem como captação de recursos para implementação de projetos previstos no Plano de manejo.

De acordo com o prefeito José Antonio Assad e Faria, o momento é de comemorar, já que após cinco anos, da criação da Apa Baia Negra, o Plano de Manejo passa a ser concretizado na região. "Este trabalho vai dar um direcionamento correto no aproveitamento das potencialidades da região. Temos condições de desenvolver turismo sustentável e as possibilidades econômicas do lugar que trará qualidade de vida para os ladarenses", falou.

Para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Ligia Lopes Teixeira de Santana, com o Plano de Manejo criado, agora os trabalhos serão bem mais fáceis de serem implantados nessa região.

"O Plano de Manejo é como uma bússola, pois, a partir de agora poderemos implementar atividades que gerem desenvolvimento a região, buscando a qualidade de vida das pessoas que ali residem e que dependem dos recursos naturais para a sua sobrevivência", disse Lígia.

Ainda conforme ela, já existe trabalhos que devem ser implantados de imediato. "Uma das primeiras atividades a serem buscadas será a melhoria das moradias, buscando melhorar a qualidade das casas dos moradores, como a construção de casas ecologicamente corretas, dando melhor estrutura. Além disso, outro passo de imediato é a adequação do espaço como atrativo turístico, para as pessoas que visitam Ladário, visando a economia do local", informou.

O Plano de Manejo terá vigência de 05 anos, a contar da data de publicação, podendo ser ajustado mediante o relatório técnico da consultoria técnica.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024