31 MAI 2016
Ladário realiza atividades educativas e culturais para celebrar os 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Os alunos do Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal de Ensino de Ladário estão desde o início do mês maio, realizando ações para celebrar, junto ao 6° Distrito Naval, o aniversário de 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A culminância de todas as atividades acontece com atividades culturais nas Escolas de Ladário, solenidade de entrega da Casa da Cultura de Ladário, no antigo Cine Ladário e a Noite Cultural, alusivo à data.

Todo o projeto, idealizado pelo município de Ladário, por meio de suas Secretarias e Fundações, se constitui de propostas de atividades pedagógicas, artísticas, culturais, de esporte e lazer, a serem desenvolvidas pelos alunos matriculados no Ensino Fundamental das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Ladário.

As atividades enfatizam o conhecimento que os alunos têm sobre o fato histórico de que em dezembro de 1864, as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso (antigo Estado), ocupando Corumbá, e no início de 1865, penetraram na província argentina de Corrientes, para alcançar o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Desse modo, Brasil, Argentina e Uruguai formalizaram, em maio de 1865, o Tratado da Tríplice Aliança. Em junho, de 1865, a esquadra aliada, comandada pelo Almirante Barroso, destruiu a força naval paraguaia na Batalha do Riachuelo.

Além disso, todos os alunos participarão de Concursos de Desenhos em categorias, como Desenho Livre Criativo- Desenho em Quadrinhos Desenho Criativo Dirigido- Produção de Poesia- Banda de Percussão e Dança- Teatro e dramatização, tendo todos como tema o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Às escolas participantes são Eduardo Malhado; 17 de Março; Farol do Norte; Maria Ana Ruso; João Baptista; Francisco Mendes Sampaio; Nelson Mangabeira; Marquês de Tamandaré; Irmã Régula.

Culminância dos 151 anos da Batalha Naval

03/06/16-  Comemoração em alusão aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo da Rede Municipal de Educação.

As atividades culturais envolvem: apresentações de dança com referência à época do fato histórico, banda de Percussão do Programa Mais Educação, peças de teatro, desenhos, histórias em quadrinhos e poesias, estes últimos farão parte de uma exposição artística.

Todas as atividades serão realizadas a partir de 09/05/16 com culminância no dia 03/06/16 nas duas escolas descritas abaixo.

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participam das atividades.

Local: Escola Municipal Marquês de Tamandaré

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participam das atividades.

07/06/16- Enetrga a pintura da Unidade Mista e sede da Secretaria de Saúde

hora: 15h30

Local: Rua Comandante Souza Lobo, Centro

07/06/16 - Solenidade de entrega da Casa da Cultura de Ladário.

Local: Antigo Cine Ladário

Horário: 19h30

Público Alvo: comunidade artística e cultural de Ladário, colaboradores e amigos da cultura.

08/06/16 - Noite Cultural em Alusão aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo,

Fundação de Cultura e Sec. Assistência Social

Local: Em frente ao Pórtico do 6º DN de Ladário

Com a participação da Comunidade artística e cultural, Banda Acyl e crianças e adolescentes de Programas Sociais da Secretaria de Assistência Social.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024