18 MAI 2016
Com um caso confirmado de H1N1, Ladário já imunizou pouco mais de 2,5 mil pessoas contra a doença

O município, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou 2.559 pessoas contra a gripe H1N1, durante a Campanha de Vacinação, que segue até o próximo dia 20 de maio, em todo o território nacional. Os números correspondem 63,03% da meta alcançada até o momento, onde a cidade tem que vacinar 4.058 pessoas em Ladário, que fazem parte do grupo de risco, preconizado pelo Ministério da Saúde. A cidade pantaneira já tem um caso da doença conformado.

Conforme o secretário de saúde Cleber Colleone, ainda há resistência por parte de algumas pessoas, que devem tomar a dose, pois ficam com receio da vacina e isso não pode existir. "Ainda insistimos que o melhor remédio é a prevenção. Mesmo passado o Dia D da campanha, estamos imunizando aquelas pessoas que estão nos grupos de risco", disse.

A campanha é voltada para grupos da população considerados de risco: aqueles que têm mais chances de pegar a gripe e transmiti-la para as pessoas de seu convívio. Do grupo de risco devem tomar a vacina: Pessoas com 60 anos ou mais; Grávidas a partir de 12 semanas (Não é preciso comprovação de situação gestacional); Mães até 45 dias depois do parto (Além de documento e do cartão de vacinação, apresentar certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto); Crianças de 6 meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (Doenças que baixem a imunidade do organismo. Apresentar prescrição médica especificando o motivo de indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS devem receber a vacina no posto em que estão cadastrados ou na próxima consulta agendada); Trabalhadores da saúde; População indígena; Pessoas privadas de liberdade.

Caso confirmado

A Secretaria de Saúde conformou o primeiro caso da doença, Gripe H1N1. A doença foi comprovada laboratorialmente em uma jovem de 19 anos, que vive no Conjunto Mutirão. Seguindo as informações da Saúde, a paciente começou a sentir os sintomas e de imediato procurou o Pronto Socorro de Corumbá, onde o exame deu positivo para a doença.

"Ela ficou internada por 04 dias, quando assinou um termo de responsabilidade, e acabou abandonando o tratamento. Porém a paciente foi medicada e alertada sobre o risco dos sintomas e da doença. Mesmo indo para casa, a nossa equipe a procurou para que ela pudesse dar prosseguimento aos procedimentos do tratamento", disse Cleber Colleone.

Ainda conforme o secretário, mais uma vez, as pessoas que devem tomar a dose da vacina, tem que ter a consciência de procurar uma Estratégia de Saúde da Família ou a Unidade Mista para se proteger.

"Recomendamos que qualquer pessoa que estiver com os sintomas da gripe H1N1, que são febre, tosse, dores no corpo ou dor de garganta, deve imediatamente procurar o posto de saúde mais próximo ou o hospital. Caso seja confirmado, o paciente é tratado isoladamente e faz uso de medicamento Tamiflu", explicou Cleber.

A gripe H1N1 gerou uma epidemia mundial em 2009, quando era conhecida como gripe suína. O vírus evoluiu e, atualmente, também é conhecido como Influenza A.

Unidades com a dose disponível

As pessoas que ainda não tomaram a dose devem procurar apenas a Estratégia de Saúde da Família - ESF- João Fernandes, das 07h30 às 10h30 (no período matutino) e a Unidade Mista, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, que atende nos dois períodos.

"Porém, para se proteger, as pessoas devem pegar senhas, sendo que no João Fernandes são repartidas 40 senhas e na Unidade Mista 30 para cada período de atendimento", informou a coordenadora de imunização do município Karen Pozzi.

Confira a cobertura vacinal em Ladário

Crianças 6 meses a 02 anos-

603 tem que tomar a dose- 371 vacinadas- 61.52%