-
Durante a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que aconteceu na semana passada em Ladário, foram vacinados 3.849 animais, sendo 3.189 cães e 660 gatos. A campanha, que teve apoio de 30 Militares da Marinha do Brasil, terminou na última sexta-feira, 13 de maio, percorreu todos os Bairros da cidade, levando a dose da vacina de casa em casa.
De acordo com o Secretário de Saúde Cleber Colleone, mesmo chegando ao final da campanha e alcançando a meta, que era imunizar 3,2 animais, ainda existem animais que não receberam a dose, onde seus donos ou responsáveis podem estar levando-os para serem vacinados.
"É só levar o cão ou gato até ao nosso Núcleo de Controle de Zoonoses, ou aqueles animais que tiverem resistência, seus donos poderão estar agendando para que a nossa equipe possa estar indo até a sua casa para a vacinação. Porém, é importante que todos os animais sejam protegidos, pois a doença existe e riscos são visíveis", disse Cleber.
O NCZ está localizado na rua Emília Alves, Bairro Boa Esperança. O horário de atendimento é das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
Animais soltos na ruas
Ele ainda lembra que o que vem mais preocupando a Saúde em Ladário, são os animais soltos nas ruas, pois, "não conseguimos identificar os donos, e a nossa equipe está recolhendo-os. Além de oferecerem riscos para a saúde pública, oferece riscos de trânsito também. Um animal na rua pode se infectar com a doença e levar de volta pra casa sem o dono perceber, o que o torna perigoso", alertou o secretário de saúde.
Apa Baia Negra e PA-72
Já os animais, localizados na Zona Rural da cidade, Apa Baia Negra e Projeto de Assentamento 72, devem receber a dose da vacina entre os dias 23 a 30 de maio. A estimativa nesta região é de vacinar 200 animais entre cães e gatos. A equipe deverá percorrer de casa em casa.
Fonte: