11 MAI 2016
Gripe H1N1: Ladário já imunizou 1,7 mil pessoas contra a doença

Ladário já imunizou 1.756 pessoas contra a gripe H1N1, durante a Campanha de Vacinação, que segue até o próximo dia 20 de maio. O número representa 43.27% da meta alcançada, preconizado pelo Ministério da Saúde, já que a meta do município é imunizar ao todo, 4.058 pessoas contra a doença.

Os dados foram informados pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, 11 de maio. Deste total, as puérperas, que estão no grupo de risco, foi o público que menos vacinou, com 28% da meta, sendo 14 mulheres que tomaram a dose, das 50 que devem estar protegidas em Ladário.

Logo em seguida vêm as gestantes, com apenas 92 vacinadas, das 302 que devem tomar a dose, representando 30% da meta. Já o público que mais se preocupou em vacinar foram os idosos, que dos 1.613, até o momento 746 procuraram as Estratégias de Saúde da Família, representando 46% da meta alcançada.

De acordo com o Secretário de Saúde Cleber Colleone, a vacina é muito importante e as pessoas que se encaixam no grupo de risco, devem procurar as ESF-s para tomar a dose, sendo que Ladário recebeu até o momento 4,6 mil doses da vacina.

"Ainda insistimos que o melhor remédio é a prevenção. Mesmo passado o Dia D da campanha, estamos imunizando aquelas pessoas que estão nos grupos de risco", disse Colleone.

No grupo caracterizado pelo Ministério da Saúde como de risco e prioritário estão crianças de seis meses a menor de dois anos; crianças de dois a quatro anos; trabalhadores de Saúde; gestantes; puérperas; indígenas; e idosos.

Unidades

As pessoas que ainda não tomaram a dose devem procurar apenas a Estratégia de Saúde da Família - ESF- João Fernandes, das 07h30 às 10h30 (no período matutino) e a Unidade Mista, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, que atende nos dois períodos.

"Porém, para se proteger, as pessoas devem pegar senhas, sendo que no João Fernandes são repartidas 40 senhas e na Unidade Mista 30 para cada período de atendimento", informou a coordenadora de imunização do município Karen Pozzi.

Confira a cobertura vacinal em Ladário

Crianças: 1.700 para vacinar- 765 vacinados- 45% da meta alcançada

Trabalhadores em Saúde: 393 para vacina- 140 vacinados- 35% da meta alcançada

Gestantes: 302 para vacinar- 92 vacinadas- 30% da meta alcançada

Puérperas: 50 para vacinar- 14 imunizadas- 28% da meta alcançada

Idosos: 1.613 para vacinar- 746 vacinados- 46% da meta alcançada.