11 MAI 2016
CREAS realiza palestra de conscientização contra violência e exploração sexual

Durante toda a semana que antecede o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lembrado em 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) realiza atividades com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a gravidade da violência sexual, e a importância de participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, bem como sensibilizar pais e responsáveis a ensinar as crianças e adolescentes de como se proteger e como denunciar os agressores.

Na noite desta terça-feira, 10 de maio, a primeira palestra foi realizada pela psicóloga do CREAS, Clariane, durante uma reunião do Programa Forças do Esporte, desenvolvido pela Marinha do Brasil em parceria com a Prefeitura de Ladário. Também estiveram presentes os representantes do grupo de autoajuda Amor Exigente. Ambos falaram sobre a importância de levar o esclarecimento e conscientização a respeito dos crimes contra crianças e adolescentes.

"É um assunto forte, mas necessário de se falar, por isso, trouxemos a palestra da nossa psicóloga para que vocês esclareçam suas dúvidas e se transformem em multiplicadores destas informações que são muito importantes", enfatizou a Secretária de Assistência Social, Jane Contu.

Durante a abordagem Clariane esclareceu a necessidade da denúncia às autoridades, pois são elas as responsáveis pela punição do autor pelo crime cometido contra a dignidade, "é importante que os responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento de seus filhos, e caso haja algo errado é mais importante ainda denunciar para que medidas sejam tomadas", disse a psicóloga que ainda comentou sobre a eficácia de palestras e encontros informativos, "através das nossas ações plantamos uma sementinha e cada um dos ouvintes tem a responsabilidade de cuidar dela e fazer com que ela cresça e se desenvolva".

De acordo com Jonas Rodrigues integrante do grupo Amor Exigente, trabalhar a prevenção e orientar as famílias sobre todos os assuntos é essencial para o desenvolvimento dos relacionamentos humanos, "o nosso grupo existe há 20 anos e durante todo esse tempo trabalhamos contra as drogas e qualquer outro tipo de dependência química. E para isso, acreditamos que a nossa juventude precisa de orientações melhores e mais apoio dos responsáveis. Pois a família esta em primeiro lugar, e nós trabalhamos no entorno para proteger e dar muito amor a quem nos procura".

O Programa Força no Esporte realizado em Ladário desde 2010, atualmente atende 300 crianças de 07 a 17 anos com o intuito de ocupar o tempo livre com a prática de atividades físicas, "cuidar das nossas crianças e adolescentes é olhar para um futuro melhor", comentou o comandante Joe Yusa.

A reunião serviu para que todos os presentes assumissem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, "foi muito esclarecedora e proveitosa a noite de hoje, serviu para darmos mais atenção à assuntos que muitas vezes passam por nós despercebidos, gostei muito e espero participar de mais eventos assim e também espero ver cada dia maisgente se interessando em proteger nossas crianças e adolescentes", enfatizou a participante da reunião, Isa Candido de Oliveira dos Santos.

As atividades referentes ao o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes continuarão na sexta-feira, 13 de maio, às 13 horas. Desta vez a palestra ministrada pela psicóloga do CREAS será voltada aos alunos de todas as redes de ensino do município.

Na terça-feira, 17 de maio haverá nas principais ruas de Ladário no período matutino e vespertino uma blitz informativa. E para finalizar, as ações em que se é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura disponibilizará a todos os ladarenses uma mesa redonda de discussões sobre o assunto, com autores da rede de atendimento as crianças e adolescentes da cidade, o local ainda será definido.

Para mais informações, entre em contato com o CREAS (67) 9641-2765