27 ABR 2016
Campanha contra H1N1 em Ladário terá inicio no dia 30 de Abril

A Prefeitura de Ladário, por meio do Serviço de Imunização de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde realizará entre os dias 30 de abril e 20 de maio de 2016 a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1).

Organizada pelo Ministério da Saúde, a Campanha terá no sábado, 30 de abril o "Dia de Mobilização Nacional", quando além das Estratégias de Saúde da Família, outros pontos de vacinação estarão disponíveis no município.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.

Constatou-se também que a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza, contribuindo dessa forma, na diminuição da mortalidade. A meta do municipio é vacinar 4.676 pessoas.

As políticas de vacinação contra influenza devem ser mantidas, lembrando-se que a vacinação embora não confira proteção completa nem proteção contra todas as causas de morte, previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes em que o vírus influenza foi identificado em laboratório. A vacinação contra influenza, mesmo quando a eficácia é reduzida, pode impedir milhares de internações.  Adicionalmente, existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, como para a sociedade.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e o óbito, principalmente entre os grupos de alto risco para as complicações da infecção, são eles: crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacina distribuída pelo SUS poderá ser tomada apenas pela população incluída nos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3226-5165.

Ladário

Para o dia D da campanha, as vacinas poderão ser encontradas Estratégias de Saúde da Família, Úrico Valle,Almirante Tamandaré, João Fernandes e Unidade Mista das 8h00 às 17h00.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024