13 ABR 2016
Com novidade no cardápio, Assistência Social finaliza curso de doces caseiros em Ladário

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 12 de abril, o encerramento do curso de Produção de Doces Caseiros e Compotas. O curso foi realizado pelo município, por meio da Secretaria de Assistência Social, na sede do CRAS- Centro de Referência a Assistência Social, atendendo 10 mulheres, beneficiárias do Programa Bolsa Família, que se interessaram pela capacitação oferecida.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Jane Contu, o objetivo do curso foi fomentar a criatividade da comunidade, para que, por meio de especialização possa gerar renda extra e desenvolver um trabalho lucrativo através de receitas de doces caseiros e compotas.

"O nosso trabalho não é apenas oferecer o curso por oferecer, é fazer com que elas se interessem e possam dar um jeito de levar como um pequeno empreendimento, gerando a sua própria renda", falou Jane.

Feliz e com o certificado em mãos, a dona de casa Roziany Robeiro (36), disse que além do aprendizado, o curso servirá para que ela possa gerar uma renda extra para a família.

"Foram doces que nunca imaginei aprender, como de mamão, geleia de acerola, abóbora. Aulas bem proveitosas, que agora servirão para que eu faça em casa e venda para vizinhos, familiares e até mesmo pra fora, uma forma de ganhar dinheiro fazendo os doces com muito amor", contou sorridente Roziany.

Na oportunidade, a turma formada por 10 mulheres, aprenderam não apenas  a fazer as compotas, também os métodos de preparo dos vidros, conservação de produtos e noções de comercialização.

Novidade

Durante o curso, as integrantes tiveram uma novidade no cardápio oferecido. Todas elas aprenderam a fazer o doce de jaracatiá, raiz de uma árvore bastante comum na região da Apa Baia Negra.

Para a participante Silvana Costa, o curso foi muito importante, pois, "comecei a fazer, ainda descobrimos novas receitas e tenho já encomendas para entregar. Aproveito para ganhar meu dinheiro que ajudará nas contas em casa", falou.

Além disso, não perdendo tempo, Silvana participou na última sexta-feira (08) da primeira edição do ano da Feira Criaticidade, que teve como intuito fomentar ainda mais a cultura ladarense, com participação de culinária, danças e bebidas típicas.

"Participei e já quero participar novamente. Estou sabendo que teremos em maio, e estarei lá", garantiu a doceira.

Jaracatiá

É uma árvore neotropical da família Caricaceae, a mesma família do mamoeiro. Originária da Mata Atlântica, a distribuição do jaracatiá abrange os estados desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Outros nomes populares: Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho,Mamuí.

Pode atingir 20 metros de altura e o seu tronco não é lenhoso, à semelhança dos mamoeiros comerciais. As folhas são divididas em lóbulos, verdes, brilhantes, bordas lisas e os seus pecíolos são longos. As flores femininas e masculinas são formadas separadamente nas inflorescências e emitidas nas axilas foliares com os ramos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024