11 ABR 2016
Ladário perde João Bezerra, artista que ajudava a difundir a cultura local

O município de Ladário está de Luto. Morreu no final da tarde desta segunda-feira, 11 de abril, um dos grandes nomes da cultura ladarense, João Francisco Bezerra da Silva (55), mais conhecido na região do Pantanal, como "João Bode".

De acordo com as primeiras informações, João passou mal no banheiro de sua casa, localizada na rua Conde de Azambuja, Centro de Ladário, quando saiu para pedir ajuda, não resistindo as fortes dores e vindo a óbito. As primeiras suspeitas são de que ele possa ter sofrido um ataque cardíaco fulminante.

João Bode, além de artista plástico, decorador, foi ganhando destaque nos Carnavais da região, festa esta, consolidada com a sua alegria e acima de tudo, respeito ao próximo, ao brincar a folia momesca.

Na cidade de Corumbá, participava do tradicional Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube, com fantasias que mostravam a cultura local, representando de forma única a Pérola do Pantanal.

Além disso, em Ladário, um dos seus trabalhos era participar do Desfile de Fantasias na Avenida 14 de Março, primeiro dia de Carnaval na cidade, bem como encarar a dura tarefa de compor o júri que elegia a Corte de Momo, responsável em comandar a festa na cidade.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, que recebeu a notícia com muita tristeza, João era um dos grandes personagens da cultura local, "com a sua alegria que contagiava a todos nós, o carnaval de Ladário ganhava muito mais destaque. Personagens como ele, ajudavam a manter viva uma cultura que vem de geração. Estamos tristes com a notícia, com toda certeza, a cultura da região está de Luto", falou.

Em uma de suas últimas apresentações, no Carnaval deste ano, sendo ele, o primeiro a entrar no Espaço Folia, João Bezerra, trouxe a fantasia "Todos os Verões", onde concorreu na categoria e originalidade, mostrando toda sua irreverência ao verão.

Outra paixão declarada pelo artista ladarense era os Festejos da festa de São João, onde mantinha a tradição há mais de 15 anos, descendo com seu andor, para banhá-lo às margens do Rio Paraguai. Além disso, o artista ficava na esquina das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, no Centro de Corumbá, vendendo leques, onde mesmo trabalhando, esbanjava a sua alegria ao oferecer o produto para as senhoras da cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024