11 ABR 2016
"Criatividade" esbanja alegria, cultura e costumes da população ladarense

Com muita espontaneidade, descontração, cultura e interação a terceira edição da Feira "Criatividade" atraiu uma grande parte da população ladarense para frente do antigo Cine Ladário na noite de sexta-feira, 08 de abril.

"A proposta de trazer esse movimento cultural para praça pública busca além de difundir os costumes e tradições locais, reforçar a identidade do povo ladarense. Tivemos uma adesão muito boa por parte dos participantes das barracas e artistas que protagonizaram o evento, e ainda da população que veio prestigiar o trabalho de ladarenses, mostrando que nosso povo valoriza a cultura e o talento das pessoas da terra e isso é essencial para o fortalecimento da nossa feira cultural", enfatizou a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

A noite recheada de músicas boas, comidas típicas, poesias, artesanatos e troca de experiências chamou a atenção de quem prestigiou o evento pela primeira vez, "a noite está muito agradável e também diferente, quando eu entro em contato com um ambiente rodeado de informações culturais parece que estou num paralelo com o que realmente acontece no mundo diariamente e isso é incrível", disse Maria Ferreira.

Comidas típicas e premiadas em concursos estaduais estiveram à disposição. Pratos como macarrão de comitiva, arroz carreteiro, chipa, sopa paraguaia, macarrão pantaneiro, queijo, sarabulho, picadinho de mandioca com carne seca, arroz boliviano, risoto, farinha de bocaiúva e doces em geral foram oferecidos.

"Trouxe o macarrão de comitiva para os ladarenses experimentarem quase ninguém provou e eu vi nesta feira a oportunidade de apresentar o prato. Essa comida fez com que eu ganhasse um prêmio e fosse escolhida para representar o Mato Grosso do Sul em um concurso de comidas típicas dos estados. Pelo visto o pessoal aprovou, porque agora estamos na metade da festa e já vendi todo o produto", comemorou Cida Cavasana, vencedora de um concurso gastronômico na Capital do estado.

Outro atrativo disponível na feira e muito visitado foi o espaço para a troca de livros usados. O acervo colocado à disposição se diversificou bastante conforme as pessoas iam participando da iniciativa. As bancas de artesanatos do CRAS, geração de rendas, economia solidária e o senhor Sebastião "cururueiro" com as violas-de-cocho fizeram um sucesso a parte com a exibição e vendas de peças exclusivas.

Representações artísticas de outros países também estiveram presentes na Feira Cultural. Danças, músicas e poesias embalaram as apresentações dos grupos que mostraram a cultura do seu local de origem.

"Nós viemos aqui agregar valores a feira, mostrar para todos que nós também temos uma bonita cultura e não somos terroristas como a maioria das pessoas pensam. Por meio dessa apresentação pudemos mostrar um pouco da nossa dança e também da nossa alegria em podermos participar de mais essa ação cultural aqui em Ladário", comentou Omar  Suleiman, palestino representante do Centro Cultural Ã

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024