01 ABR 2016
Cultura e artistas definem prioridades que servirão de base para o Plano de Cultura de Ladário

Aconteceu nos dias 29 e 30 de março, na sede da Fundação de Cultura de Ladário e no antigo Cine Ladário, o Fórum de Cultura, que teve como objetivo apresentar o Diagnóstico Cultural da cidade e mostrar como está a atual situação da cultura do município.

O encontro reuniu 50 dos 80 artistas cadastrados, oportunizando o conhecimento dos mesmos sobre o assunto, a fim de criar base para os fóruns e posteriormente para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Conforme a diretora-presidente da Fundação Wanessa Rodrigues, o fórum foi bem produtivo. "Os participantes colaboraram com o diagnóstico feito pela nossa equipe e comissão Executiva montada para participar da elaboração do Plano de Cultura, que teve início no ano passado. Todas as contribuições foram inseridas e atualizadas no diagnóstico e as demandas e necessidades da classe artística já inseridas na minuta do Plano de Cultura, o qual ainda será amplamente dialogado com a comunidade cultural" , disse Wanessa.

Além disso, na oportunidade uma das pautas mais discutidas foi à questão foi a falta de fonte de financiamento para projetos e ações de artistas do município, "nos adequaremos ao Sistema Nacional de Cultura para fomentar a produção cultural no município, um grande passo buscando avanços na cultura ladarense", completou Wanessa.

Para o Diretor de Teatro Anibal Monzon, a participação da classe foi muito importante, pois ajudou a manifestar os pensamentos de quem vive a realidade cultural de perto.

"Estamos dando um salto para um futuro promissor para a cultura da nossa cidade. não importa a área cultural, o que importa é a participação, onde a partir de agora é alinhar essas discussões até se chegar ao Plano municipal de Cultura. Isso é uma das garantias do nosso trabalho", afirmou o artista.

Com o plano, será garantida as memórias, histórias, ou seja, os direitos culturais da população, como também a criação de um arquivo municipal, contendo todas essas lembranças dentro da Pérola do Pantanal.

Próximo passo

Depois de definida, com o conjunto da sociedade, aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura,, a minuta do Plano, será encaminhada para o prefeito José Antonio que enviará a matéria, na forma de Projeto de Lei, para a Câmara de Vereadores, a qual irá discutir o tema e votar a proposta em dois escrutínios. Na sequência, devidamente aprovada, a matéria voltará para o Executivo que sancionará o Projeto de Lei.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024