18 MAR 2016
No PA 72, moradores cobram e agradecem pelas melhorias feitas no local durante o Prefeito Cidadão

Mantendo a proximidade da atual administração com a população, o município de Ladário, por meio da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, realizou na manhã desta sexta-feira, 18 de março, a segunda edição do Prefeito Cidadão, com moradores do Projeto de Assentamento 72. A ação, que aconteceu na sede da Extensão Rural Ana Maria Ruso, foi implantada desde 2009, tendo como objetivo, levar toda a equipe de governo do Prefeito José Antonio Assad e Faria, para perto dos moradores, que aproveitam a oportunidade de mencionar as reivindicações e também agradecer pelo o que já foi feito para a região.

Para o chefe do executivo ladarense, além de ouvir diretamente os moradores, a ação, que acontece pela última vez no local, tem o papel imediato de solucionar as problemáticas apontadas, assim, como foram durante os oito anos à frente da Prefeitura durante a ação.

"Fizemos muito pelo PA 72, quem mora aqui há mais de dez anos, sabe muito bem do que falo. Foram melhorias que contribuíram para o desenvolvimento do assentamento, beneficiando, hoje, as 84 famílias que vivem nos lotes, começando pelo acesso ao local. A nossa principal meta foi levar uma melhor qualidade de vida para cada família, porém, sabemos que há muito a ser feito, explorado, e peço que isso não pare, continue", falou José Antonio.

Só pela ação, os serviços oferecidos pela administração através das secretarias e fundações, já somam resultados positivos, entre elas, na área da infraestrutura, como a facilidade do acesso até o local, ligando os assentados a área urbana, acontecendo desta maneira, a manutenção da estrada; Implantação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) para os moradores do assentamento; Participação dos mesmos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, que garante a compra de 30% do que são produzidos por eles, as Escolas da Reme.

Para a moradora Regoberta Martinez, nunca uma administração sentou com seus moradores para saber o que é preciso para solucionar os problemas. Através do Prefeito Cidadão, isso é possível.

"Ainda há muito que melhorar, porém, o que está sendo feito vai ajudar ainda mais no desenvolvimento da nossa área, assim como a área urbana de Ladário. A minha maior preocupação é a estrada. Só peço que as manutenções sejam feitas, sabemos que estávamos em período de chuvas, agora já passou, e de imediato é necessário que se faça a manutenção", pediu Regoberta direcionando seus parabéns a administração pelas conquistas conseguidas para as família que ali vivem, "estamos sim, caminhando para melhorar ainda mais a vida da nossa gente", afirmou.

Água potável através das Cisternas

Uma das principais dificuldades enfrentadas durante anos, pelos moradores do assentamento 72 em Ladário, foi à falta de água, tanto para consumo, como para o trabalho dos assentados. Com a intenção de solucionar o problema, o município, por meio de recursos próprios e apoio dos moradores, construiu 30 cisternas de placas de capacitação de água de chuvas.

A cisterna é uma forma milenar de armazenamento de água das chuvas em regiões que não dispõem de fonte de água permanente, possibilitando à população obter água limpa e fácil de tratar. A implantação de cisternas de placas é um processo educativo e de conscientização sobre a utilização apropriada dos recursos naturais.

Como utilizar

Participaram do Prefeito Cidadão, além dos secretários, os vereadores Delari Ebeling (PT) e Osvalmir Nunes Baguá (PSDB), bem como autoridades da região e pesquisadores da Embrapa Pantanal, que na oportunidade explicaram sobre a utilização das cisternas através da moringa que tem seu potencial de realizar um tratamento químico da água ao decantar bactérias e resíduos.

Após macerar as sementes de moringa e adicionar a água, ela atrai argila, sedimentos e bactérias, que se acumulam no fundo do recipiente e deixam a água clara e potável. Ela melhora em 99% a qualidade da água com seu efeito purificador.

Três sementes purificam cerca de um litro de água. O ideal é utilizar sementes colhidas recentemente para o tratamento de água. O tempo ideal de decantação da água é de 90 minutos. Quanto maior o tempo e repouso, maior a quantidade de partículas irão se acumular no fundo do recipiente. Após esse processo a água precisa ser filtrada, coar com um pano já faz esse trabalho. Coar é muito importante, pois o material orgânico decantado inicia um processo de decomposição após o tratamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024