26 JAN 2016
Prefeitura realiza reunião para a criação do Comitê contra o Aedes Aegypti

Com o objetivo de articular parcerias com entidades públicas, privadas e do terceiro setor para realização de ações focadas na sensibilização de profissionais e públicos desses segmentos pela prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus, a Secretaria de Saúde optou por criar um Comitê de combate ao Aedes Aegypti.

Na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, todas as secretarias e fundações da administração municipal, bem como a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros, a Sanesul, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Associação de Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas de Ladário, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participaram da reunião na sede do S.S.C.H.

Nesta apresentação foram mostradas como são feitas as ações do programa de combate a vetores do Núcleo de Controle de Zoonoses, que trabalham firmemente com capacitações dos profissionais da rede de Saúde; Conscientização nas mídias; mutirão de limpeza; fortalecimento das parcerias; campanhas educativas de combate à dengue e à febre Chikungunya; combate à Leishmaniose e à Raiva; coletas de pneus usados e também palestras e cinemas sobre temas relacionados.

Em 2015 em Ladário foram 178 casos notificados e sete confirmados até dia 02 de janeiro, de 2016. Um caso suspeito de Chikungunya no Bairro Mista em 2015; ainda em 2015 um caso suspeito de Zika Virus no Bairro Potiguá.

De acordo com o secretário de saúde, Cléber Colleone, o Comitê será totalmente autônomo para tomar decisões a respeito das medidas preventivas que deverão ser tomadas. "O prefeito nos deu total liberdade para trabalharmos em conjunto e conseguirmos fazer com que o nosso comitê tenha um resultado positivo", enfatizou.

Ainda conforme ele, a expectativa é de que mais entidades parceiras passem a compor o comitê e a disseminar orientações e ações que reflitam na diminuição de criadouros do mosquito transmissor das doenças.

Só nas duas primeiras semanas de 2016, Ladário já registrou 21 notificações da doença, os resultados do Levantamento  de Índice Rápido de Infestação Predial de Ladário, o que equivale ao LIRAA do município, aponta que a cidade está com o Índice de Infestação em 2.0%, o que indica Médio Risco, ou seja, Ladário deve estar em alerta, já que o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 1%.

A primeira reunião do Comitê está marcada para o dia 15 de fevereiro, logo após o término do carnaval. As mesmas irão discutir estratégias de mobilização e sensibilização para articulação ou que já estejam em desenvolvimento pelo público abrangido por cada segmento ali representado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024