12 NOV 2015
Profissionais de Ladário participam da 2°edição do Projeto de Formação Continuada de Professores das Redes Públicas

A 2° edição do Projeto de Formação de Professores desenvolvido pelo IEE em parceria com os munícipios de Ladário e Corumbá teve como objetivo contribuir com a formação teórica e prática em Esporte Educacional de professores, coordenadores e gestores das redes públicas de ensino, lideranças comunitárias e de organizações sociais.

O ano II contou com cinco módulos de estudos e foi dividido em propósitos com o intuito de ampliar a rede de acesso, tais como: qualificação; intervenção pedagógica; eventos de esporte educacional; integração junto as secretarias ( Educação- Saúde e Esportes); jovens líderes; e plano municipal de esporte. Ao todo, foram 35 produções realizadas pelos professores participantes, divididas em encontros presenciais e projetos pedagógicos.

"O plano de ação precisa ser implementado, por isso, vocês podem contar comigo. Eu acredito que o esporte como uma vertente de cidadania é a maneira mais forte de promover a inclusão na sociedade. O esporte tem um poder transformador e vocês são parte de todo esse poder, pois buscam por meio do conhecimento melhores formas de atender seus alunos. Quero parabenizar a todos pelo empenho com que trataram essa oportunidade que fez com que o processo fosse efetivado", disse o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria que ainda comentou sobre a responsabilidade social da empresa Vale junto aos municípios, "a Vele está sempre junto de nós mostrando o quanto ela é parceira nos nossos projetos, ela tem uma responsabilidade social com a população impressionante e está sempre junto mostrando que é possível fazer integração entre a comunidade e  o esporte".

O projeto que teve início na região pantaneira em 2014 foi ganhando forma e como consequência veio o resultado positivo do aperfeiçoamento de um trabalho realizado por todos. "Fomos nos aprimoramos e este ano trouxemos para o curso outros focos que contribuem para a formação de professores e gestores públicos, hoje encerramos mais um ciclo e entregamos a cada município um plano de ação elaborado por nós para que tudo o que nós estudamos seja colocado em prática dentro e fora das escolas", enfatizou a subcoordenadora pedagógica do Instituto de Esporte Educacional, Cibele Borges.

As principais estratégias aplicadas nas formações para produzir o impacto esperado e alcançar as metas propostas, utilizam o Esporte Educacional como eixo principal, seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o Direito ao Esporte, "o projeto foi abraçado de maneira positiva  e isso nos deu força e certeza que era para continuarmos e hoje estamos concretizando mais uma etapa desse trabalho de muita qualidade na metodologia e acima de tudo afeição ao próximo. O trabalho realizado por todos vocês é para vida toda e fará a transformação na formação integral das crianças", comentou a representante da Fundação Vale, Aline Torres.

Na finalização de mais uma edição do curso foram entregues aos participantes um Certificado de Valorização e Garantia do Esporte e kits de materiais esportivos , "nós participantes, viemos com um propósito de agradecer aos profissionais que nos prestigiaram nessa formação e pelo presente aprofundamento a qualificação do esporte curricular favorecendo o crescimento da prática do esporte. A união faz a força e vocês contribuíram para a nossa formação. Nós somos um sucesso", comemorou a professora, Reni Ribeiro.

Para os municípios foram entregues o Plano de Ação elaborado durante os cinco encontros para que o mesmo possa ser analisado e implementado, "A cultura do esporte traz aspectos positivos a sociedade. O esporte transforma e revoluciona vida. O importante é o cotidiano da prática esportiva e a busca pela saúde adequada do ser humano", falou o Diretor Presidente da Fundação de Esportes, Helder Botelho.

"Vocês professores tem o papel crucial para sociedade que é a valorização emocional dos alunos. Tenho certeza que o esporte é a disciplina em que as emoções ficam a flor da pele. O serviço de vocês é importantíssimo. O evento de hoje marca o encerramento de um ciclo e eu desejo que vocês continuem nessa entrega linda que é a de ajudar e educar com carinho e dando o melhor de si para seus alunos", finalizou o Analista de Comunicação e Relacionamentos da Vale, Guilherme Resende.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024