06 NOV 2015
Filme: O Trem Fantasma e a Viola de Cocho é sucesso entre expectadores

O anseio com a chuva que estava ameaçando cair não esfriou o clima nem espantou o público que lotou o circuito de cinema itinerante "Revelando Brasis", montado na Avenida 14 março.

Revelando Brasis chegou à Ladário trazendo o lançamento do curta-metragem, feito, produzido e dirigido pelo ladarense, Sebastião de Souza Brandão, mais conhecido como "Seo Sebastião". Com o nome: O trem fantasma e a viola de cocho, o filme de 15 minutos contou a história de uma lenda conhecida pelos ferroviários e também da viola de cocho, desde a sua confecção até o produto final.

Um tempero especial do documentário está nos detalhes que "Seo Sebastião" fez sobre o próprio trabalho. "olha eu estou tão emocionado que nem sei como estou de pé aqui. Eu fiz esse filme com tanto carinho para retratar fielmente o que vivenciei quando era ferroviário e também fiz o processo inteiro da viola de cocho para que todos pudessem conhecer como é feito. Eu espero que todos gostem, pois é a nossa cultura ladarense que agora está passando em todo o país", comentou a estrela da noite.

Ao todo foram 20 trabalhos selecionados que serão apresentados por todo o Brasil. Registrado pelas lentes dos próprios moradores, a oportunidade surgiu para moradores de cidades com até 20.000 habitantes.

A expectativa para a exibição do filme foi grande, uma vez que as funções artísticas e o processo de produção foram todas realizadas por pessoas da terra. "' mais legal de tudo isso é ver na telona pessoas que conhecemos, de assistir as nossas culturas é emocionante, valeu muito a pena vir até aqui. Gostei demais do jeito como foi retratado e também da desenvoltura dos atores que nem pareciam iniciantes", disse o expectador Antônio Lima.

A ideia de enviar uma história para o projeto surgiu da Fundação Municipal de Cultura que acompanha os editais, quando algum artista local se encaixa, o projeto é elabora e  inscrito. Logo surgiu a surpresa Ladário bateu os recordes de inscrições por município e teve um ladarense como o único representante da região centro- oeste, "estamos hoje colhendo frutos da parceria com nossos artistas, com a premiação no projeto Revelando Os Brasis além de valorização de um artista da terra da cultura local, estamos vendo Ladário ser divulgada para todo país por meio de uma lenda pantaneira."

Quinta Edição- Revelando Brasis"

Em torno de 1000 trabalhos foram inscritos, 20 foram selecionados: 11 documentários e nove filmes de ficção, cada um com 15 minutos de duração. Até o dia 27 de novembro, o circuito vai percorrer 25 mil quilômetros, em 15 estados das cinco regiões brasileiras, totalizando 35 cidades, para projetar os filmes produzidos na quinta edição do projeto.

"A exibição deste filme é o término de um trabalho de dois anos junto ao senhor Sebastião. Agora o filme dele assim como os outros 19 serão transformados em um box de DVD e serão enviados para todos os municípios e também serão enviados para festivais de cinema e outras atividades culturais, ou seja, serão muito bem divulgados. Para quem tiver interesse em acompanhar  o trabalho é só acessar o site www.revelandobrasis.com.br , dessa forma, pode ser visto todos os detalhes de todas as exibições", enfatizou a coordenadora do projeto, Beatriz Lindenbergue.

06/11/2015
Filme: O Trem Fantasma e a Viola de Cocho é sucesso entre expectadores