03 NOV 2015
Dia de Finados: Familiares prestam homenagens

02 de novembro é conhecido como o dia da saudade, pois é celebrado o dia dos finados. Em Ladário muitos familiares prestaram suas homenagens aos seus entes queridos com demonstrações de carinho através de arranjos de flores, velas, água, vigílias e orações.

"Estou em Ladário especialmente este dia, pois vim rezar junto ao túmulo pela alma do meu pai. É tão difícil aceitar a perda e mais difícil ainda estar longe, por isso, reservei este feriado para estar aqui ascendo velas, enchendo de flores esta que é a morada eterna dele", disse emocionado Danilo Silva.

Tradições também puderam ser vistas durante todo o horário de visitação que foi das 06 às 19 horas. Pessoas distribuindo alimentos e doces como forma de alegria e contemplação aos mortos, outras sentadas passando um dia inteiro junto ao túmulo, algumas cantando e celebrando de forma diferenciada este dia que para muitos é de tristeza e saudade.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Celso Ricardo e teve inicio às 7 horas no cemitério. "Eu vim para missa porque dessa forma rezo e peço a luz eterna para todos que aqui estão enterrados e após o término vou fazer a minha visitação ao túmulo dos meus familiares", disse Cecília de Fátima. A segunda celebração eucarística aconteceu no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 19 horas, finalizando assim, o Dia de Finados.

Comércio

Comerciantes em sua maioria bolivianos ficaram posicionados em frente ao cemitério na Rua Almirante Barroso e aproveitaram a data para ganhar um dinheiro a mais para a renda da família. "É a primeira vez que viemos a Ladário passar o dia dos finados e estamos surpresos com o número de vendas. Chegamos com um estoque muito grande e estamos saindo sem quase nada. As pessoas fazem questão de homenagear e para isso elas não economizam e pudemos ter a certeza com o quase término das nossas mercadorias. Se o horário fosse estendido para um pouco mais do que está proposto, me arrisco a dizer que voltaríamos para cada sem nada", comemorou a comerciante, Alessandra Uararte.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024