20 OUT 2015
Na área urbana, Ladário encerra campanha contra raiva com mais de 4 mil animais imunizados

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, vacinou durante a campanha contra a Raiva animal em cães e gatos, 4.097 animais, o que representa 94,66% da meta alcançada dos 80%, preconizados pelo Ministério da Saúde.

A campanha que teve início na primeira quinzena de outubro, contou com a participação de 30 militares, sendo 15 de cada instituição, bem como os Agentes de Combate às Endemias e Comunitário de Saúde. A vacinação foi encerrada na última semana.

Do total de animais vacinados, foram 3.462 cães e 635 gatos. A equipe percorreu todos os bairros de Ladário, fazendo a visita de casa em casa.

De acordo com o Secretário de Saúde, apesar de alcançar a meta, a vacinação terá continuidade, já que o município confirmou laboratorialmente 14 casos da doença em cães.

"Quem não conseguiu vacinar o seu animal nessa etapa, é só levar até ao Núcleo de Controle de Zoonoses, onde lá, existe uma equipe preparada para atender a nossa população. A população ainda é a nossa principal aliada nesta luta", enfatizou Cleber Colleone que ainda agradeceu o empenho dos militares na Campanha.

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura e também pela lambedura em mucosas, como boca, olhos e pele que tenha ferimentos em abertos, se tornam um risco para as pessoas. Na natureza, o morcego hematófago " que se alimenta de sangue " é um dos mais importantes transmissores da raiva para outras espécies animais e para o homem.

Zona Rural

Ainda segundo Cleber Colleone, os animais situados na Zona Rural, Projeto de Assentamento 72 e Apa Baía Negra, mais conhecida como região da Codrasa, serão vacinados a partir da próxima segunda-feira, 26 de outubro.

A estimativa é que nesta área sejam imunizados 500 animais.