09 OUT 2015
Prefeito participa das homenagens ao Dia do Inativo da Marinha do Brasil

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado do Secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico Jorge de Castro, participou na manhã desta sexta-feira, 09 de outubro, das homenagens realizadas no 6° Distrito Naval, ao Dia do Inativo, que é comemorado em 10 de outubro.

A data, que está em seu segundo ano de criação, acontece com o objetivo de homenagear todos os homens e mulheres que dedicaram grande parte de suas vidas ao serviço naval. A cerimônia foi realizada no Hotel de Trânsito do 6° Distrito Naval de Ladário.

Para o chefe do Executivo ladarense, o Dia do Inativo é uma data repleta de simbolismo, pois, "é o reconhecimento da Marinha do Brasil, àquelas pessoas que serviram a sua pátria e contribuíram para o desenvolvimento da instituição e também do nosso país", disse.

Ainda conforme José Antonio, Ladário é destino de muitos militares, onde por sua vez, alguns decidem adotar o município para viver e criar seus filhos.

"Ladário abriga muitas famílias inativas de militares, e pela nossa cidade receber essas famílias, participar desta cerimônia, representa compartilhar parte da história vivida por cada militar em nossa região. Obrigado por tudo que fizeram", agradeceu o prefeito.

Já para o contra- almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar comandante do 6° Distrito Naval, a data é muito significativa para a instituição militar, já que remete uma forma de agradecer pelos trabalhos feitos por militares que estiveram a frente da Marinha e também em defesa de sua pátria.

"Eles ainda estão à disposição da Marinha do Brasil, onde com suas experiências vividas, nos ajudam diante dos trabalhos feitos nas cidades de Ladário e Corumbá. Isso é fundamental. Quem é militar sabe a hora que entra para servir a sua pátria, mais nunca sai. Sempre estamos pronto para servir", falou o contra-almirante Petrônio.

Ao todo, receberam as homenagens sete militares inativos, que representaram os demais. Na oportunidade, foi entregue a cada um deles, a condecoração que representa a data. Ainda participaram da cerimônia autoridades civis e militares da região do Pantanal.

Entenda a data

A criação do Dia do Inativo é uma decorrência da reestruturação da gestão, direcionada à humanização e busca da qualidade no atendimento, estabelecendo um marco no processo de valorização do inativo militar e civil, que, ao passar para a inatividade, vivencia um momento de mudança, a qual muitas vezes requer uma reestruturação da vida pessoal, com a ampliação de seus vínculos e o estabelecimento de novos pontos de referência.