03 OUT 2015
Ladarenses participam de curso oferecido pela Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado em parceria com os municípios de Ladário e Corumbá formou no Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Ações de Da Defesa Civil, nesta sexta-feira, 02 de outubro, 63 pessoas.

O treinamento tem como principal objetivo capacitar e preparar os participantes para que se tornem agentes de proteção, colaborando diretamente nas ações desenvolvidas pelo órgão. Ao todo foram cinco dias de aulas ministradas nos períodos da manhã e tarde.

"A nossa meta é estruturar o município para que fique assistido mediante qualquer situação, e por isso, hoje estamos formando pessoas capazes e preparadas para enfrentar situações de prevenção ou de respostas a sociedade civil", enfatizou o chefe da Defesa Civil em Corumbá e coordenador do curso, Tenente Isaque.

Os 28 ladarenses que concluíram integralmente todas as etapas foram certificados. Dessa forma, passaram a ser integrantes da rede de voluntários e dos núcleos de proteção e defesa civil, como representantes das comunidades, tendo acesso ao canal direto de contato com o órgão.

De acordo com o prefeito José Antonio Assad e Faria, atividades como esta demonstram o constante ato de cidadania construído nos municípios, "essas atitudes são valiosas na construção da cidadania em variados aspectos, principalmente quando se trata da melhoria da qualidade de vida da população. Com toda essa preocupação e preparo, a gente fica mais otimista na capacidade de superar crises e dificuldades que possam vir a acontecer, mediante os desastres", comentou o chefe do executivo que ainda falou sobre a possível implantação da Defesa Civil em Ladário, "a nossa sede está em fase de estudos, essa é a hora de respondermos ao interesse dos nossos voluntários pró-ativamente, e essa sem dúvidas é a melhor resposta e forma de agradecer ao empenho junto a nossa cidade".

Preparação para as mudanças climáticas e prevenção aos fatos atípicos foram alguns dos temas abordados durante o curso, "a intenção é capacitar as pessoas para que elas saibam como agir em todas as situações que foram apresentadas a elas durante todo o curso. Pretendemos levar os ensinamentos para todo o estado", falou o Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Ranpazo.

Fazendo parte das atividades elaboradas na região durante a passagem da Caravana da Saúde pelos municípios, o curso retrata a preocupação com o desenvolvimento das potencialidades de cada cidade, "somos parceiros dessa iniciativa, pois acreditamos no interesse das pessoas em se ajudarem e a transformarem o lugar onde moram em um ambiente melhor, por isso investimos nos moradores das cidades, porque serão eles os responsáveis em salvar, ajudar ou orientar os demais caso haja necessidade. E para nós é essencial sabermos que contamos com pessoas capacitadas para realizar serviços de extrema importância como este", disse o Coordenador do projeto Caravana da Saúde, Sérgio Luiz Gonçalves.

Além do prefeito José Antonio, representantes de secretarias relacionadas ao órgão, autoridades civis, militares e familiares dos formandos participaram da cerimônia.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024